jetpack-joyride

Não é novidade para ninguém que a categoria de jogos é a mais lucrativa entre as plataformas móveis. E deixou de ser um segredo de estado o fato que os games para Android começam a ser o principal atrativo dos desenvolvedores na plataforma da Google, pois múltiplas possibilidades de oferta desses jogos começam a aparecer, rompendo as barreiras dos tablets e smartphones (vide os consoles Android e as Smart TVs). Porém, dois casos em especial chamam a minha atenção, pelo quesito popularidade: Jetpack Joyride e Subway Surfers.

Durante os reviews que fiz para o TargetHD.net nos últimos meses, esses dois jogos (em conjunto com os títulos Real Racing 3 e Dead Trigger) são os mais solicitados pelos usuários Android para análise de desempenho em jogos. Não que eles possam ser considerados determinantes para chegar a alguma conclusão técnica sobre a performance de um dispositivo em específico, mas percebe-se claramente uma preferência dos fãs de jogos por esses dois títulos.

E, por conta disso, fica a pergunta: por que esses dois jogos?

A resposta para os dois jogos? A simples interação do usuário com as ações na tela.

subway-surfers

Tanto em Jetpack Joyride como em Subway Surfers, os gamers podem jogar esses games com simples gestos na tela, seja deslizando os dedos nas orientações horizontal ou vertical, ou simplesmente pressionando o dedo na tela. Simples assim. A estratégia aplicada pela Halfbrick e pela Kiloo Games (respectivamente) é a mesma adotada pela Rovio para o sucesso da série Angry Birds.

Outro fator que pode explicar o sucesso dos dois jogos é o estímulo que esses títulos podem causar no jogador, de forma indireta. Não só pelo fato de testar as habilidades motoras do jogador, mas também por avaliar a noção de espaço e movimentação do gamer, tal como os principais jogos do mercado o fazem, mas tudo muito mais simples.

Por exemplo, em Jetpack Joyride, onde várias coisas acontecem ao mesmo tempo, o jogador precisa não só avançar o personagem na fase, mas perceber o timing certo para buscar as moedas e escapar dos obstáculos que podem eliminá-lo da partida. Da mesma forma o Subway Surfers, onde o jogador precisa ter a noção de espaço correta para escapar dos vagões do trem e dos obstáculos colocados nos trilhos. E, nesse caso, em uma velocidade cada vez maior.

Todos esses elementos, combinados à uma boa trilha sonora, cores vibrantes, e o fato de qualquer pessoa conseguir aprender a mecânica do jogo em apenas cinco minutos ou menos, resulta em jogos envolventes e prazerosos, e que atendem aos objetivos diretos e indiretos de gamers de todas as idades. Para as crianças, que podem desenvolver melhor as suas habilidades motoras e espaciais, para os adolescentes, que contam com uma distração durante a aula chata de física, para os adultos, enquanto esperam na fila do banco, e para os idosos, que tem tempo de sobra para jogar no tablet.

Download: 

Jetpack Joyride for Android
Subway Surfers for Android