Esses dois tracinhos azuis do WhatsApp geram polêmica para muita gente, acabando com as desculpas de muitas pessoas que eu conheço.

Felizmente, é possível desativar o double chek nos dispositivos. Porém, se fazemos isso, não sabemos se os nossos contatos leram as mensagens que nós mandamos. Nada mais justo.

Mas há um modo de evitar que os outros saibam que lemos uma mensagem no WhatsApp em momentos pontuais.

 

Evitar a confirmação de leitura a partir da central de notificações

 

A primeira alternativa é ler a mensagem a partir da central de notificações do smartphone, tanto no Android como no iOS. É a opção mais simples, mas que só é útil nas mensagens mais curtas.

 

Evitar a confirmação de leitura ativando as notificações em janelas ou globos emergentes

 

A segunda alternativa é pouco discreta, mas eficiente, permitindo a leitura completa da mensagem.

No Android, vá em Ajustes > Notificações > Notificações Emergentes e Sempre mostrar janela emergente.

No iOS, vá em Configuração > Notificações > Notificações no Aplicativo > Alertas, para que a mensagem chegue em forma de janela.

 

Evitar a confirmação de leitura com o modo avião

 

Por fim, uma opção simples mas que requer atenção, pois se executada de forma errada pode ser um tiro que sai pela culatra.

Coloque o smartphone em modo avião antes de ler a mensagem. Dessa forma, é possível fazer a leitura sem a marcação do double check.

É perigoso, pois uma vez lida a mensagem precisamos sair do aplicativo por completo. Ao sair do modo avião, a mensagem será marcada como lida, e nada disso valerá de nada.

 

 

Como desativar o double chek azul por completo

 

Se você está mesmo de saco cheio do controle alheio no WhatsApp e quer desativar as notificações de leitura, é possível fazer isso de forma bem simples.

No Android, vá em Ajustes > Conta > Privacidade > Mensagens, e desative a confirmação de leitura.

No iOS, vá em Configuração > Conta > Privacidade e desative as confirmações de leitura.

 

Como você pode ver, há mais de uma forma de garantir sua privacidade, sem ter que dar satisfação para as pessoas que não queremos responder na hora.