android

É possível ajustar alguns parâmetros nas notificações recebidas dos smartphones Android, onde informações mais sensíveis podem ser ocultadas da tela de bloqueio. Você pode ajustar essa configuração de forma simples e rápida.

O primeiro passo é aceder às configurações do Android, procurando de seguida pela opção Notificações. Esta depende de versão para versão e até da UI de cada fabricante.

 

Aqui, na versão stock do Android, você deve escolher a opção de ativar o LED da tela de bloqueio. Você vai ter três opções: não mostrar as notificações, mostrar todas as notificações ou ocultar as notificações sensíveis. É esse último item que você vai escolher.

 

 

Além disso, as filtragens de notificações sensíveis pode ser feita por aplicativo, e não de forma global. Para isso, na página de Notificações, escolha o aplicativo que queremos filtrar.

Aqui, é possível escolher o que mostrar na tela de bloqueio, e as opções são as mesmas. Basta escolher ‘ocultar notificações sensíveis’.

As notificações passam a ser filtradas imediatamente, mostrando apenas aquelas que não contam com informações sensíveis do usuário. Todas podem ser consultadas, mas apenas após o desbloqueio do smartphone. Repita a operação para cada um dos aplicativos que você quer controlar.

Este é mais um exemplo da forma como o Android permite aos usuários filtrarem as informações na tela bloqueada, que eventualmente podem ser acessados por terceiros. Para quem quer uma privacidade ainda maior, esse é um recurso que deve ser ativado de forma obrigatória.