rubik

O arquiteto húngaro Ernő Rubik decidiu contar como inventou e resolveu o quebra-cabeças mecânico em forma de cubo que leva o seu nome.

O brinquedo foi criado em 1974, enquanto ele tinha aulas de arquitetura. Ele imaginou um objeto simples e, ao mesmo tempo, artístico. Quando ele se deu conta que o cubo que ele inventou era mais complicado do que ele imaginava, decidiu patenteá-lo na Hungria.

O cubo de Rubik era relativamente fácil de fabricar, e no final de 1977 ele chegou nas lojas. Anos depois, Ernő Rubik chegou a um acordo com a Ideal Toys, e entre 1979 e 1980 o produto começou a ser distribuído internacionalmente. Hoje, é um dos brinquedos mais vendidos da história.

O problema para o Cubo de Rubik foi quando ele mesclou o cubo pela primeira vez, e não existiam manuais, sites, livros nem tutoriais no YouTube (e nem YouTube) para explicar como resolvê-lo.

 

 

Ernő Rubik afirma que, quando examinamos o seu funcionamento a partir do ponto de vista matemático, podemos encontrar uma solução em aproximadamente um mês.

Mas temos robôs que hoje fazem isso bem mais rápido. O recorde mundial de resolução do Cubo de Rubik 3x3x3 é de 4,69 segundos, e pertence à Patrick Ponce desde 2 de setembro de 2017.