WhatsApp

Todos os dias, utilizamos o WhatsApp para a comunicação direta com qualquer pessoa. Uma das funções mais interessantes da ferramenta é a do compartilhamento multimídia.

Porém, o WhatsApp comprime as fotos enviadas automaticamente, para manter o aspecto de comunicação ágil, sem pesar no volume de dados.

Mas existe uma forma de compartilhar fotos no WhatsApp e mantendo o tamanho e a qualidade das imagens originais.

No iOS

Aqui, é preciso mudar o modo em que enviamos as imagens, com um pequeno truque que “engana” o aplicativo.

Para isso, mude a via por onde você manda a foto. Abra o WhatsApp e o chat com o contato ou grupo onde você quer compartilhar a imagem. Clique no ícone em forma de cruz na parte inferior esquerda, e vai abrir um menu com várias opções.

Aqui, no lugar de você escolher Fotos e Vídeos, escolha Documento. O explorador de arquvios do iOS vai abrir (incluindo os serviços na nuvem), e então basta escolher a imagem desejada.

Vale lembrar que, para usar essa funcionalidade, a imagem precisa estar armazenada em Arquivos e não na galeria de Fotos. Caso contrário, passe a foto da galeria para arquivos, e só depois envie a foto.

No Android

Aqui, o procedimento é exatamente o mesmo, salvo que o iCloud não está disponível, e você vai usar outros serviços na nuvem.

Leve em consideração que, com esse truque, você pode enviar arquivos de até 100 MB, e que não podemos ver a imagem com visualização prévia tal e como enviamos as fotos pela via normal. Logo, cuidado na hora de escolher e nomear esses arquivos, evitando assim enviar esse conteúdo para outra pessoa por engano.