aplicativo

 

Certamente você já baixou um aplicativo pensando que ele seria incrível, e depois de minutos de testes concluiu que o mesmo deixou a desejar.

Quando o aplicativo é gratuito, isso não é um problema: basta desinstalar e pronto. Mas quando é um aplicativo pago, a coisa muda de figura.

Felizmente, é possível desfazer o processo de compra e recuperar o dinheiro pago no app. Nesse post, contamos como você pode devolver um aplicativo pago no iOS e no Android, de forma simples e rápida.

 

 

Como devolver um aplicativo no iOS

 

A Apple oferece um prazo de devolução de 14 dias para os aplicativos comprados. Uma vez vencido esse prazo, não é possível recuperar o valor pago.

Para começar, você precisa inserir o mesmo ID da Apple registrado no iPhone ou iPad na página de reclamações do iTunes. Depois, procure o item “reportar um problema” no aplicativo que queremos devolver na lista de compras executadas.

Busque a compra que você quer o reembolso, e clique no botão que relata a reclamação. A Apple vai pedir que você explique o motivo da devolução, escolhendo algumas das opções disponíveis.

Feito isso, clique em “cancelar compra” e pronto. A Apple vai te reembolsar o valor da compra no cartão de crédito associado à conta em um prazo de cinco a sete dias úteis.

A simplicidade do processo não dá o direito de você abusar dele, comprando, testando e devolvendo aplicativos. A Apple conta com um sistema de controle contra práticas abusivas.

 

 

Como devolver um aplicativo no Android

 

A Google oferece um prazo de devolução de um aplicativo de apenas duas horas, mas existe a possibilidade de tentar devolver depois desse período.

Nas primeiras duas horas, basta acessar a Google Play a partir do seu dispositivo móvel e ir na aba “meus aplicativos e jogos”. Lá, você vai encontrar um botão para solicitar o reembolso junto ao aplicativo comprado (desde que dentro das duas primeiras horas). Basta clicar nele, e automaticamente o reembolso é feito, sem precisar dar maiores explicações.

Se por algum motivo você deixou passar as duas primeiras horas, é preciso entrar na Google Play e buscar a opção “reportar um problema”, para depois escolher “solicitar um reembolso”, explicando por que você quer o seu dinheiro de volta.

A devolução vai passar pela análise e decisão da Google. Se a empresa não considerar sua justificativa legítima, não há devolução do seu dinheiro.