ghost-push

Segundo o site Cheetah Mobile, o Ghost Push é um malware do tipo trojan, descoberto em 18 de setembro, e contém um código malicioso que se estendeu rapidamente, infectando aproximadamente 900 mil dispositivos entre smartphones e tablets de diferentes fabricantes. E, apesar de ser contido, ainda causa algumas infecções.

O contágio ocorre de maneira singular ao falso “Adult Player”, já que utiliza as lojas de aplicativos para entrar nos dispositivos. O software infecta o smartphone através de apps que são versões falsas dos originais, entre as quais estão: Amazon, Smart Touch, Assistive Touch, Super Mario e outros, de um total de 93 apps.

O resultado é a perda de controle do dispositivo por parte do usuário, já que o software malicioso acesso ao mesmo e atua no sistema de raiz, e por isso que ele é bem difícil de ser eliminado. Depois de assumir o controle do dispositivo, os hackers podem realizar instalações sem permissão do usuário. É estimado que o Ghost Push conseguiu arrecadar US$ 4.05 milhões por dia.

ghost-push-02

Os apps foram eliminados quando o problema foi conhecido, reduzindo as chances de contágio. Porém, ainda existem alguns casos de infecção, e para isso o pessoal da Cheetah Mobile criou uma ferramenta específica para detectar e eliminar este malware. E mesmo que você não encontre nada de anormal sobre o funcionamento do seu smartphone, podemos usar o software para realizar um escaneamento de segurança.

Para mais informações sobre o software, clique aqui.

Via Cheetah Mobile