iOS 11

Uma das novidades do iOS 11 é a nova Central de Controle, que divide opiniões, ainda mais em um momento onde BlueBorne se revelou uma séria ameaça à segurança dos dispositivos. Ou seja, desligar o WiFi e o Bluetooth virou algo obrigatório.

A Central de Controle existe desde o iOS 7, e tem como finalidade facilitar a vida do usuário na hora de ligar e desligar o WiFi e o Bluetooth no dispositivo. No iOS 11, os botões para tal função existem, mas funcionam de forma diferente das versões anteriores.

No lugar de realmente desativar essas conectividades, o iOS 11 apenas impede que o dispositivo se conecte a outras redes ou dispositivos Bluetooth. As conectividades permanecem ativas para não perder a conexão om o Apple Watch, Apple Pencil ou AirPods.

Vale lembrar que isso não é um bug do iOS 11, mas sim uma característica do sistema operacional, e duvido que a Apple volte atrás no tema, a não ser que as reclamações se produzam em massa.

 

 

A Apple explica que tal característica existe no iOS 11 para oferecer uma conveniência ao usuário. E o mais bizarro disso é que, se você desativar essas conexões via Central de Controle, ambas vão reativar sozinhas às 5 horas da manhã de cada dia, ou quando você reiniciar o dispositivo. E o WiFi também é reativado quando você se desloca para outra área fora do alcance do WiFi original.

No iOS 11, a única forma de desligar essas conectividades de verdade é no menu Definições:

Definições > Bluetooth > Off/Desligado
Definições > WiFi > Off/Desligado

Tudo indica que essa característica do iOS 11 não deve incomodar a maioria dos usuários, que nem se dará conta que tais conectividades foram efetivamente desligadas. De qualquer forma, fica a dica para os mais distraídos.