pendrive

 

Para os usuários testadores ou profissionais, ter um pendrive com vários instaladores no bolso pode ser uma ótima ideia. Normalmente temos várias imagens ISO armazenados em HDs ou em DVDs, e esta é a forma perfeita de recompilar todos eles, tendo tudo ao alcance de forma prática e simples.

A ferramenta que vamos utilizar aqui é o WinSetupFromUSB, que adiciona instaladores até o limite da capacidade do pendrive, incluindo versões do Windows e Linux, além de aplicativos como boot de inicialização contra vírus e discos de resgate que identificam e solucionam erros de sistema.

O passo a passo a seguir:

 

– Faça o download do WinSetupFromUSB, descomprime e execute a versão de 32 ou 64 bits, de acordo com a versão do Windows que você usa.
– A ferramenta vai procurar o pendrive conectado no computador, mostrando uma interface que mostra sua possibilidades, incluindo opções avançadas como personalizar as pastas onde alojaremos os instaladores e os nomes do menu de inicialização.

 

 

– A seguir, a ferramenta deve formatar a unidade e deixá-la pronta para a inicialização. Marque o formato automático FBinst. Marque também o sistema de arquivos, dependendo se o seu equipamento tem BIOS ou UEFI (o FAT32 tem maior compatibilidade).

 

 

– Adicione a ISO do sistema operacional que deseja adicionar no pendrive e o endereço da imagem no disco.

 

 

– A ferramenta vai alertar que todos os dados do pendrive serão apagados. Se você está certo do que vai fazer, continue.
– Adicione um nome para a pasta onde será criado o instalador, e outro para o nome que você quer que apareça no menu de arranque.

 

 

–  O WinSetupFromUSB vai formatar, preparar o gestor de inicialização e gravar a imagem no pendrive. O processo leva tempo, especialmente se você não usa uma unidade USB 3.0.

 

 

Pronto. Temos o primeiro instalador adicionado.

Para adicionar outros instaladores, repita os passos acima, mas com algumas mudanças:

 

– Quando você quiser incluir ISOs adicionais, desmarque o formato automático FBinst, pois ele só é usado na primeira vez para preparar o sistema de inicialização. Por padrão, ele esta desativado.
– Para cada sistema a ser adicionado, você deve repetir o processo a partir das opções avançadas, para poder personalizar o nome de cada um no menu de inicialização.
– Não é preciso adicionar todas as ISOs de uma vez. Você pode ir adicionando ao longo do tempo, de acordo com suas necessidades.
– Você pode incluir os sistemas que quiser, desde que você tenha espaço disponível no pendrive.
– Você não pode incluir ISOs preparadas, que combinam várias imagens de 32 e 64 bits. Elas devem ser adicionadas separadamente.
– É possível inserir a maioria dos meios de arranque contra vírus e ferramentas de inicialização, como o UltimateBootCD. A lista de compatibilidade pode ser encontrada na página de suporte do software.

 

Uma vez que suas ISOs estão no pendrive, basta iniciar o equipamento desejado com ele inserido. Você verá um menu de inicialização com todos os sistemas operacionais ou aplicativos que você preparou.

 

 

O WinSetupFromUSB é muito útil, fácil de usar e gratuito. Vale a pena o teste.