online

Com o Natal chegando, é natural ver um aumento nas compras online. E essa é uma oportunidade de ouro para quem quer roubar dados de cartão de crédito ou dados bancários.

Nesse post, damos algumas dicas que podem te ajudar a evitar o pior.

1. Cuide seriamente do seu computador

Preocupe-se com o computador conectado à internet e com o seu navegador, instalando um bom antivírus. Uma boa limpeza com softwares como o CCleaner (PC) ou Onyx (Mac) podem garantir um computador saudável para as compras online, livrando você do lixo e de pequenas ameaças que podem te colocar em risco.

2. Observe os detalhes das lojas online

Apesar da maioria das lojas online serem fidedignas, muitas não são. Fique atento aos sinais de alerta para fraudes: verifique se a loja tem um telefone para atendimento ao cliente, o endereço físico da loja ou informações associadas e o número de informações para contato direto. Quanto menor o número de dados fornecidos, mais você deve desconfiar.

3. Use diferentes senhas em diferentes sites.

Se você usa vários sites para fazer compras online, não utilize a mesma senha para todos. Assim, se os seus dados caírem nas mãos de um criminoso, as demais contas não são comprometidas. Opte também por utilizar senhas seguras, com combinação de letras, números e caracteres especiais.

 

 

4. Desconfie de ofertas muito generosas

Se é bom demais para ser verdade, provavelmente é. Evite promoções que envolvam os mais recentes produtos com preços inacreditáveis. Na dúvida, use o Google para procurar o valor médio ou a opinião de outros usuários.

5. Certifique-se que você está em um site seguro

Verifique se a loja online tem uma conexão segura SSL, em um endereço precedido de https ou shttp. É mais fácil verificar isso em um browser no PC do que no smartphone ou tablet. Em SSL, as conexões são encriptadas, de modo que as informações não podem ser interceptadas por terceiros.

6. Pense bem antes de agir

Observe com atenção ofertas de última hora que chegam ao seu e-mail. Se você acha que a oferta é verdadeira, abra o navegador e escreva o endereço do site manualmente, no lugar de clicar no link do e-mail.

 

 

7. Cuidado com as conexões públicas

Não confie em qualquer rede sem fio disponível. Use sempre redes seguras. Em uma rede WiFi aberta, é possível que os cibercriminosos acessem os dados entre o seu computador e o site ou serviço de destino.

8. Cuidado quando um site pede muitas informações pessoais

Alguns malwares podem adicionar perguntas aos formulários online. Logo, se um site de compras pedir dados demais relativos à sua compra, abandone o processo imediatamente.

9. Cuidado com os questionários que prometem dinheiro

Muitos sites legítimos utilizam questionários de satisfação, mas quando um promete muito dinheiro ou prêmios para responder questionários simples, feche a página imediatamente, e jamais digite o seu número de smartphone nesses questionários. A maioria deles só quer o telefone para enviar mensagens de adesão a determinados serviços, onde você vai passar a pagar por coisas que não pediu.

 

 

10. Bloqueie os seus dispositivos

Proteja seus dispositivos com senhas. Em caso de perda ou roubo, outas pessoas não terão acesso aos seus dados, nem efetuar informações bancárias. Escolha uma senha segura para proteger smartphones, tablets e notebooks.

11. Crie cópias de segurança dos seus dados

Se você perder o seu computador, ou se o seu disco rígido sofrer avarias, você ao menos tem uma cópia de segurança dos seus dados. Sincronize os dados do seu computador pelo menos uma vez a cada dois dias (o ideal é todo dia) para que nada se perca. E, se o pior acontecer, ao menos você pode recuperar tudo o que você precisa.