Transferir arquivos entre dispositivos é algo relativamente comum entre os usuários, e a forma mais prática e imediata de fazer isso é através dos aplicativos de mensagens instantâneas.

Porém, por essa via, não é possível suportar arquivos grandes demais, e uma das consequências é a compressão de dados. E, quando falamos de arquivos de tamanhos maiores, temos que buscar outros meios para não perder a qualidade.

 

 

Via Bluetooth ou AirDrop

 

É uma forma simples para transferir arquivos sem utilizar conexão à internet. O único inconveniente do Bluetooth é que ele não funciona entre smartphones com diferentes sistemas operacionais.

No Android, abra o Administrador de Arquivos no smartphone de origem, e selecione o arquivo que quer compartilhar. Uma vez selecionado o arquivo, o telefone vai buscar o smartphone destino. Emparelhamos os dois, aceitando a transferência, e espere que a mesma seja concluída.

Já no iPhone temos o AirDrop como melhor solução. Vá em Ajustes > Geral > AirDrop e ativar a opção Apenas Contatos.

Depois, basta escolher o AirDrop como opção na hora de compartilhar o arquivo, do mesmo modo que fazemos com o Android no Bluetooth: emparelhe os dispositivos e espere que a transferência seja concluída.

 

Google Drive

 

Se queremos enviar arquivos pesados para um dispositivo que não está ao nosso alcance, uma das alternativas é o Google Drive.

Compartilhar um arquivo pesado via Drive é tão simples como enviá-lo para a nuvem a partir do seu próprio aplicativo móvel. Depois de compartilhar o link com o contato, o arquivo está disponível para download, completamente íntegro e no dispositivo que você quiser.

O Drive permite o envio de até 5 TB, mas a versão gratuita só armazena 15 GB, algo que não é problema, já que podemos eliminar o arquivo depois do download em outro dispositivo.

 

WeTransfer

 

Seu aplicativo permite o compartilhamento de qualquer arquivo ou conjunto de arquivos com até 10 GB e de graça. Aqui também teremos um link para download que podemos compartilhar e baixar os elementos de nossa preferência.

 

Telegram

 

Por fim, uma alternativa entre os apps de mensagens instantâneas. O Telegram permite o compartilhamento de arquivos de até 1.5 GB sem compressão, algo que o WhatsApp deveria copiar.

A única desvantagem do Telegram é que, para poder utilizá-lo, é preciso ter o app em dois dispositivos. Em compensação, é uma das vias mais rápidas.