compartilhar

 

Estamos completamente conectados, mas no momento em que precisamos compartilhar arquivos importantes ou com urgência, poderia ter um modo de fazer isso sem a necessidade de usar dados móveis ou WiFi.

Uma das formas mais simples para fazer isso é via NFC, mas nem todos os smartphones contam com esse recurso, ou marcas diferentes não conseguem se conversar, especialmente quando envolve um iPhone e um Android.

Nesse post, contamos quais são as melhores opções para transferir dados de um smartphone para outro, dispensando o uso de internet para isso.

 

 

Via Bluetooth

 

 

Qualquer smartphone conta com conexão Bluetooth, e é uma forma simples de transferir arquivos. O único inconveniente é que não funciona com smartphones com diferentes sistemas operacionais.

Para enviar um arquivo via Bluetooth, abra no telefone de origem (Android) o Administrador de Arquivos, e escolha o arquivo a ser compartilhado. Você também pode selecionar diretamente o arquivo e clicar no ícone Compartilhar.

O telefone vai procurar o smarphone de destino (com o Bluetooth também ativo). Selecione esse dispositivo e espere que a transferência seja concluída.

 

Via Xender

 

 

O Xender permite a transferência de arquivos em vários dispositivos, independente do seu sistema operacional.

Totalmente gratuito (para iOS e Android), permite o compartilhamento de arquivos de todo o tipo, incluindo aplicativos.

Depois de instalado, clique em Criar Grup para se conectar. No dispositivo de destino, clique em Conectar a um Smartphone e depois em Unir-se ao Grupo. Na tela de detecção, vai aparecer o nome do dispositivo de origem. Selecione, e o vínculo está estabelecido para realizar a troca entre os arquivos.

Caso você queira conectar um iPhone e um Android, a conexão inicial no iPhone não é feita pelo aplicativo, mas sim pelos ajustes do próprio smartphone. Primeiro, vamos até o dispositivo Android e clicamos em Conectar ao Smartphone, e depois Conectar iOS.

Depois, vamos para o iPhone, em Ajustes > WiFi, e nos conectamos na rede do Xender, com o nome iniciando por ADY. Nos conectamos, saímos dos ajustes e iniciamos o Xender.

Assim, podemos enviar e receber arquivos em diferentes dispositivos.

 

 

Via cabo

 

Sempre é possível usar um método rudimentar, mas funcional: conectar os dispositivos para um computador via cabo, para baixar os arquivos que desejamos compartilhar no computador, conectar o dispositivo destino e adicionar esses arquivos.