instagram

A síndrome do anonimato nas redes sociais faz com que milhões de usuários acreditem que estão protegidos para dizer o que vem à cabeça. Porém, existe a Justiça que pode castigar tais “anônimos”. Dá trabalho, mas eles podem ser pegos.

Por outro lado, podemos nós mesmos tomar medidas para garantir nossa integridade nas redes sociais, impedindo os trolls de terem voz. Bloquear comentários ofensivos é um dos nossos direitos, e esse post mostra como fazer isso no Instagram.

Não alimentar os trolls não é censura. É um direito que você tem. Afinal de contas, você não é obrigado a ouvir o ruído produzido por gente babaca. Tome as rédeas de suas redes sociais, ou no caso do Instagram, crie listas de palavras proibidas para bloquear os comentários ofensivos.

Abra o Instagram e clique na engrenagem para acessar as Opções do aplicativo. Depois, vá em Comentários. Ali, verifique se o filtro de comentários ofensivos está ativo.

Esse filtro funciona para os termos ofensivos mais comuns na língua portuguesa. Porém, a dinâmica linguística nos obriga a adicionar os mesmos termos em outros idiomas.

Aqui, você pode inserir as palavras ofensivas que você quiser, separando cada uma delas com uma vírgula. Também é possível utilizar a busca de palavras pré-definidas, que identifica comentários ofensivos com base nas denúncias dos usuários. Para que funcione, é preciso primeiro identificar comentários ofensivos recebidos.

Para marcar um comentário como ofensivo, deslize para a esquerda e toque no botão de sinal de exclamação. No menu que aparece, selecione o item “comentário abusivo”. Tenha cuidado para não selecionar a opção de spam, pois isso não adiciona o comentário a esse filtro específico.