A ISO do Windows 10 é uma imagem do sistema para reinstalação do sistema operacional ou uma instalação limpa do mesmo.

A Microsoft oferece a ferramenta MediaCreatorTool para criar mídias de instalação em pendrives ou DVDs e para fazer o download dessa mídia de instalação de forma simples e prática.

E o que acontece se você só quer baixara a ISO do Windows 10, sem usar essa ferramenta?

Há uma forma de fazer isso. A Microsoft oferece o download direto dessas imagens a partir de um dispositivo que não executa o Windows 10.

Os passos do processo a seguir.

Abra o navegador Edge e acesse o site oficial do Windows 10. Abra as ferramentas de desenvolvedor no menu de configurações e acesse esse menu.

Na aba Emulação, selecione o item Personalizada. Em dispositivo, escolha o Apple Safari (iPad) e na cadeia de agente de usuário. A página vai mudar, e você pode fazer o download direto da ISO do Windows 10 em sua última versão (agora, a Windows 10 April 2018 Update).

Selecione o idioma e a versão escolhida (32 ou 64 bits). E pronto: faça o download da imagem do sistema operacional.

O truque é válido para quem não quer perder tempo com o processo intermediário realizado pela criação das mídias, mas só permite o download da última versão do Windows 10.

Para quem quer baixar o Windows 7 ou 8.1, ou o pacote Office, a ISO fica disponível em vários portais, como o TechBench ou a central de desenvolvimento TechNet, mas você precisa ser inscrito nesses portais.

Agora, um desenvolvedor criou uma pequena ferramenta que permite o acesso de qualquer ISO do Windows ou Office a partir dos servidores da Microsoft.

A seguir, o passo a passo.

Visite o site Heidoc.net, e baixe o aplicativo Windows ISO Downloader.exe. Ele não precisa ser instalado no computador.

Basta executá-lo, e você tem acesso ao Windows 7, 8.1, 10 e a última versão de testes Insider, além do Office 2007 ou superior, além das versões para Mac.

Marque a versão que te interessa, e escolha as diversas edições disponíveis na próxima tela.

Confirme a escolha, selecione o seu idioma preferido e inicie o download que é feito a partir dos servidores da Microsoft, utilizando a máxima velocidade de sua conexão. Além das versões de cliente, há várias versões alternativas, as Insiders e para desenvolvedores.

Em uma conexão rápida, a ISO é baixada em poucos minutos. Uma vez salva, é possível utilizá-la em máquinas virtuais, gravar em DVDs ou pendrives, ou criar um pendrive mestre com vários instaladores.

Vale lembrar que o download de uma ISO do Windows ou do Office é algo livre, mas o uso desses softwares, não. Todos são softwares proprietários, e necessitam de uma licença válida com as chaves correspondentes para o seu uso.

Para o Windows 10, é preciso que os servidores de ativação da Microsoft validem o equipamento onde ele será instalado. Já para os demais softwares basta uma chave de ativação válida.