segurança

 

Toda medida de segurança é pouca, e quase todos os aplicativos mais utilizados hoje contam com recursos como verificação em dois passos.

WhatsApp, Instagram, Facebook e Telegram são alguns dos apps que dificultam a vida de atacantes, com sistemas de dupla verificação. Nesse post, mostramos como ativar a funcionalidade em cada um deles, para manter a sua privacidade a salvo.

 

 

WhatsApp

 

Acesse: Configurações > Conta > Verificação em Dois Passos > Ativar.

Depois, você precisa digitar um código de sei dígitos para ativar a conta em qualquer outro dispositivo. Vale a pena também registrar um endereço de e-mail para receber o código.

Cuidado: se queremos registrar o número de telefone mas não temos o código de seis dígitos e não temos acesso ao nosso e-mail, não será possível ativar a conta do WhatsApp em um prazo de sete dias.

 

 

Instagram

 

Entre em se perfil no aplicativo e vá em Autenticação em Dois Passos.

Ao ativar o recurso, o aplicativo vai enviar uma mensagem SMS com um código (adicione o número de telefone em Perfil > Editar Perfil > Número de Telefone).

Agora, valide o código de seis dígitos que você recebeu, e faça uma captura de uma série de códigos que facilitará ao Instagram para identificar a autenticidade da conta, caso no futuro você enfrente problemas para receber esse código via SMS.

 

Facebook

 

Para ativar, vá em Configurações de Segurança, e escolha Segurança e Início de Seção.

Aqui, clicamos em Configurar Um Método de Autenticação Em Duas Fasses, e inicie a configuração. Aqui, você recebe uma mensagem no telefone com o código a ser aplicado, e pronto: recurso ativado.

 

 

Twitter

 

Para ativar, acesse a sua conta a partir do aplicativo para smartphones. Aqui, escolha Privacidade e Segurança.

Uma tela mostra seus dados pessoais. Clique em Segurança, e você será conduzido à área de ativação em dois passos. Mais uma vez vamos receber um código via SMS para ser introduzido e ativado, sempre que iniciamos uma sessão a partir de qualquer dispositivo.

 

Telegram

 

Para ativar, vá em Ajustes, e depois escolha Privacidade e Segurança. Aqui, vá em Verificação em Dois Passos, e será solicitada uma senha de seis números.

Você precisa lembrar sempre essa senha, pois diferente dos demais aplicativos, você não vai receber uma mensagem, e essa senha será sempre solicitada para o acesso. Uma vez escolhida a senha, o aplicativo nos manda um e-mail com um link que ativa o recurso.

 

 

Snapchat

 

Vá em ajustes no ícone com forma de engrenagem (na parte superior direta do aplicativo) e escolha a opção Verificação de Início da Seção.

O aplicativo vai pedir para digitar a senha, e depois mandará um SMS com o código para ativar a verificação. Se em algum momento você trocar de telefone, podemos solicitar um código de recuperação, que precisamos guardar para introduzir depois em nosso novo telefone.

 

Leve em consideração que…

 

A verificação em dois passos é uma medida que aos poucos se torna popular, especialmente em apps que lidam com dados sensíveis dos usuários. De qualquer forma, é fundamental que você tenha muito cuidado na hora de ativá-la e de ter vinculados corretamente nossa conta de e-mail e número de telefone. Caso contrário, sua conta pode ser bloqueada. E essa é uma prova forte que o sistema de verificação em dois passos está funcionando bem.