A contaminação do meio ambiente é uma das ameaças que o ser humano está produzindo contra ele mesmo. E a Google oferece aos usuários a possibilidade de conhecer a qualidade do ar na área em que vive, emitindo alertas sobre mudanças que se produzem, para advertir sobre o aumento dos níveis de contaminação.

A Google trabalha nesse projeto com o Fundo de Defesa Ambiental e do Clima desde 2015, e agora os usuários com smartphones Android e iOS podem receber alertas sobre variações da qualidade do ar.

A fonte desses dados é o BreezoMeter, serviço que controla a qualidade do ar em praticamente todo o planeta, exceto em locais onde os dados não estão disponíveis.

Para verificar a qualidade de ar na sua região, siga os passos abaixo:

1. Acesse o Google no seu smartphone iOS ou Android, e digite “qualidade do ar”.

2. Se o seu GPS está ativo, a Google vai mostrar automaticamente a qualidade do ar em sua região, em um indicador com escala entre 0 e 125, onde 0 é um nível excelente, e 125 é um nível de contaminação extrema.

Também é exibida uma descrição básica do nível de contaminação, como qualidade do ar para diferentes grupos, o código de cores que ajuda na visualização rápida da qualidade do ar, entre outros.

Também é possível descobrir rapidamente qual é o principal contaminante, e como ele está atuando no ambiente (poeira, cinzas, partículas metálicas, cimento, pólen, etc).

 

Para ativar ou desativar os alertas sobre a qualidade de ar no Google, faça uma nova busca no buscador com as palavras ‘qualidade do ar’. Na parte superior vai aparecer um ícone vinculado às notificações.

Clique na campainha e as notificações serão ativadas. Para não mais receber os alertas, clique de novo no ícone de notificações.

Para obter mais informações sobre a qualidade do ar, basta acessar diretamente ao BreezoMeter, onde você pode consultar os diferentes níveis de contaminação em todo o planeta e em tempo real, além de conselhos básicos para conviver com isso da melhor forma possível.