WhatsApp

 

O WhatsApp liberou o recurso de verificação em dois passos para todos os seus usuários do aplicativo nas versões Android, iOS ou Windows Phone.

A funcionalidade era testada desde novembro, e adiciona um código de seis dígitos que deve ser criado pelo usuário como forma de certificação, além do SMS ou chamada telefônica da primeira ativação da conta.

O código será enviado pelo aplicativo de forma periódica, algo que não deve agradar a todos, mas para muitos sera efetivamente muito importante.

Para ativar o novo recurso, vá em Configurações > Conta > Verificação em dois passos > Ativar.

Se tal função não aparecer agora, basta atualizar o aplicativo ou esperar um pouco mais, pois o recurso será enviado ao longo do dia.

 

Uma vez adicionado o código de seis dígitos, ele vai se transformar na chave que precisaremos para ativar a conta em outros dispositivos. Adicionalmente você ainda pode vincular um e-mail para desativar tal verificação, seja porque queremos ou porque perdemos o código.

Leve em consideração que, no cado de registrar o seu número mas não possui o código e não forneceu uma conta de e-mail, não será possível ativar a conta do WhatsApp até que se passe sete dias. Depois disso, você pode registrar sua conta sem o código, mas as mensagens pendentes não serão entregues. Se depois de 30 dias o código de verificação não for digitado, sua conta será reiniciada, como se você fosse um novo usuário da plataforma.

Esta é uma forma do WhatsApp demonstrar alguma preocupação com a vulnerabilidade das contas. O primeiro indício disso foi a incorporação da codificação ponta a ponta nas mensagens.