widows10-teaser

Uma das melhorias que qualquer usuário pode perceber depois de utilizar o Windows 10 é que a sua inicialização está notavelmente mais rápida que nas versões anteriores. A Microsoft trabalhou muito no código para que na inicialização se carregue apenas os serviços considerados imprescindíveis, entregando assim um sistema muito bem otimizado de série, que apenas exige a manutenção por parte do usuário, sem o uso de software de terceiros.

Se você comprou um equipamento novo já com o Windows 10 de série ou realizou uma instalação do zero do sistema operacional, é provável que você já tenha configurado corretamente a inicialização rápida. Mas se você atualizou a partir de versões anteriores do Windows, recomendamos que você siga esses passos para melhorar a velocidade de inicialização do sistema operacional:

1. Para acessar rapidamente as configurações de início, digite a palavra Energia na barra de buscas, e clique sobre Opções de Energia.
2. Na próxima tela, clique na opção Configuração Adicional de Energia.
3. No painel de opções da esquerda, selecione Escolher o Comportamento dos Botões de Iníciar/Desligar.
4. Clique no link Mudar a Configuração Atualmente Não Disponível (é possível que o sistema solicite o nome de usuário e senha).
5. Por fim, marque o item Ativar Inicialização Rápida, e salve as mudanças.

Esta opção acelera a inicialização do sistema operacional quando ligamos o equipamento do zero, sem afetar a velocidade de reinicialização.

IMPORTANTE: se além do Windows 10 você tem instalada uma distribuição GNU/Linux, não é recomendável ativar essa opção, pois você pode provocar problemas na inicialização.