Quem perdeu ou teve o seu smartphone roubado sabe o transtorno que é perder todo o conteúdo nele armazenado, além dos custos econômicos que resultam de sua substituição.

Perder o smartphone ou ver ele parando nas mãos do alheio é algo mais fácil de acontecer do que você pode imaginar. Logo, vamos contar a seguir o que devemos fazer para recuperar o dispositivo, ou pelo menos evitar que outros acessem nossos dados armazenados nele.

Primeiro, e muito importante: tenha o número IMEI do dispositivo com você.

 

 

O IMEI é uma espécie de DNA do smartphone, que serve para identificá-o na hora de fazer um boletim de ocorrência. O IMEI pode ser identificado pela sequência *#06# adotada em uma chamada telefônica. Uma vez feito, o número exibido na tela deve ser salvo para uma ação futura.

Além do IMEI, é muito importante proteger o smartphone com senhas, padrões de desbloqueio e leitura biométrica para dificultar o acesso aos nossos dados privados.

Outra opção é tentar localizar remotamente o dispositivo, ou para tentar buscá-lo (algo não recomendado em caso de roubo) ou para que a Polícia localize mais rápido o criminoso.

No caso dos smartphones Android, a Google tem o Administrador de Dispositivos, e no iPhone, o Find my iPhone tem esse papel. Uma vez ativo, esses recursos localizam o dispositivo, apagam o seu conteúdo e, se necessário, bloqueia o smartphone.

 

 

Se você não conseguiu localizar o seu dispositivo, o próximo passo é entrar em contato com a operadora para solicitar o cancelamento do SIM card, evitando gastos desnecessários.

Com todos os dados em mãos (IMEI, últimas localizações), faça um boletim de ocorrência, para se respaldar sobre eventuais problemas futuros, e espere que alguém de boa fé encontre o seu dispositivo em caso de perda.

Por fim, antes de chegar no pior cenário, há uma série de medidas preventivas que devem ser adotadas. Não tire o olho do seu smartphone em áreas com muita gente, nunca o deixe à vista, e não se esqueça de ativar as ferramentas de localização oferecidas pelos fabricantes.