google

 

Se você utiliza o Chrome e usa intensivamente o calendário da Google, há um pequeno truque que cria novos eventos a partir da barra de endereços do navegador.

É possível criar novos eventos no Google Calendar a partir do Chrome, abrindo a página dos calendários da Google, criar um novo evento, escrever a informação pretendida e salvar. Mas isso não é a coisa mais prática do mundo. Tem como deixar isso mais rápido.

O processo usa a capacidade do Chrome em permitir a definição de motores de busca personalizados, que aqui serão utilizados não para pesquisar mas para criar um novo evento.

Crie um novo motor de busca (botão direito na barra de endereços seguido de “edit search engines”), definindo um atalho de acesso, como por exemplo “Cal”, e atribuir a seguinte expressão.


http://www.google.com/calendar/event?ctext=+%s+&action=TEMPLATE&pprop=HowCreated%3AQUICKADD

 

Depois, adicionar um evento no calendário fica bem fácil.

Escreva Cal na barra de endereços, seguido de tab e da descrição do evento, tal e como você faria no “quick add” do Google Calendar. Você será levado diretamente para a página do evento já pré-preenchido, com a informação pretendida, bastando confirmar se tudo está certo e salvar o evento.

Uma dica adicional: aproveite a oportunidade e faça uma limpeza às muitas sugestões de motores de busca que devem ter se infiltrado no Chrome ao longo de anos de navegação, e crie outros atalhos que você considerar útil.

 

Via How To Geek