Commodore 64-mega65

O projeto MEGA65 é um bom exemplo de como a emulação pode oferecer maravilhas para os mais saudosistas. Paul Gardner-Stephen trabalhou durante meses no desenvolvimento de um computador de 8 bits que que reproduzisse objetos do C65, o teórico sucessor do Commodore 64, que nunca chegou ao mercado.

O resultado já está disponível para o mundo, e o seu autor liberou tanto as especificações do hardware como o código do software via licença LGPL. O projeto usa as FPGAs – sem entrar em detalhes – para que os próprios usuários construam essa máquina e adicione suas modificações, se assim eles desejarem.

Commodore 64-mega65-02

O projeto segue em desenvolvimento, mas já é suficientemente compatível para aproveitar velhas ROMs e executar um grande número de jogos e aplicativos para esse sistema. Na concepção atual, é possível contar com uma máquina 50 vezes mais rápida que o Commodore 64, mas mantendo praticamente toda a compatibilidade com essa plataforma.

Além disso, o modding possui suporte para saída de vídeos HD, suporte para cartões SD, expansão de memória e até conectividade Ethernet. O código do acelerador C64 baseado em FPGA está disponível no GitHub, e o autor pede o apoio econômico para seguir adiante com o projeto, através de uma campanha de crowdfunding.

Via C65gs