Finalmente, e depois de várias semanas de reclamações, especulações e trabalho duro, a Sony começa a restaurar os serviços da PlayStation Network. A atualização 3.61 para o PlayStation 3 vai permitir que o console se conecte novamente à rede de jogos.

O próprio Kazuo Hirai dá mais detalhes sobre esta restauração em vídeo, antecipando que o acesso à rede vai acontecer por regiões (as Américas serão restauradas primeiro, não se preocupe), e novas opções para proteger a segurança dos usuários foram implementadas, como criptografia e o requerimento de troca de senha a partir do próprio console onde a conta para a PSN foi ativada.

Por enquanto, a Sony informa que a rede de jogos está disponível em alguns estados dos EUA, onde é possível acessar serviços de música, vídeo e TV. Abaixo, temos comunicado enviado para a imprensa, informando da restauração, e alguns detalhes das mudanças feitas.

Tóquio, 15 de Maio de 2011 – A Sony Corporation e a Sony Computer Entertainment (SCE) anunciaram que Sony Network Entertainment International (SNEI, a companhia) iniciará hoje (15/05) a restauração, escalonada por região, dos serviços da PlayStation®Network e do Qriocity. A restauração escalonada se dará país a país, iniciando-se nas Américas e depois na Europa, Austrália, Nova Zelândia e no Oriente Médio.

A primeira fase de restauração dos serviços para estes países e regiões incluirá:

·        Sign-in na PlayStation®Network, incluindo a redefinição de senhas.

·        Restauração de modo online para todos os jogos do PS3 e PSP

·        Playback de conteúdo de vídeo alugado no PS3, PSP e MediaGo, caso ainda esteja dentro do período de locação do Serviço de Locação de Vídeo do PlayStation Network

·        Music Unlimited via Qriocity no PS3 e PC para os atuais assinantes

·        Acesso a serviços de terceiros como Netflix, Hulu, Vudu e MLB.tv

·        Categoria “Amigos” no PS3, incluindo Lista de Amigos, Funcionalidade do Chat, Comparação de Troféus, etc.

·        PlayStation Home

Aumento das Medidas de Segurança

Em razão de um ataque cibernético criminoso ao data center da companhia em San Diego, Califórnia, EUA, a SNEI desligou em 20 de Abril os serviços da PlayStation Network e do Qriocity, para que a companhia pudesse ser submetida a uma investigação e para realizar melhorias na segurança geral da infraestrutura de sua rede. A companhia, trabalhando em conjunto com diversas respeitadas empresas terceirizadas de segurança, implantou novas e adicionais medidas que fortalecem as salvaguardas contra atividades não autorizadas e proporcionam aos consumidores maior proteção de suas informações pessoais.

A companhia implantou consideráveis aprimoramentos em segurança de dados, incluindo a atualização e a adição de tecnologias avançadas de segurança, monitoramento adicional de software e testes de vulnerabilidade à invasão, além de níveis mais elevados de criptografia e firewalls adicionais. A companhia também incluiu diversas medidas à infraestrutura de sua rede, tais como um sistema de alerta prévio para padrões de atividade incomuns que possam sinalizar uma tentativa de comprometer a rede.

“Eu gostaria de expressar meu profundo pesar pelo inconveniente que este incidente causou a vocês e gostaria de agradecer a todos pela paciência que tiveram enquanto realizamos o processo de restauração”, declarou Kazuo Hirai, Vice Presidente Executivo da Sony Corporation. “Não posso agradecê-los o suficiente por sua paciência e apoio durante esse período. Sabemos que até os clientes mais leais ficaram frustrados por esse processo e estão ansiosos para a utilizar seus produtos e serviços Sony novamente. Estamos realizando ações agressivas em todos os níveis para abordar os problemas levantados por este incidente e estamos tornando a proteção de dados de consumidores um compromisso permanente em toda a empresa”.

“Durante os últimos 18 meses pudemos observar um aumento dramático no volume de ataques cibernéticos, na sua sofisticação e em seu impacto nos negócios. Frustrar crimes cibernéticos requer uma abordagem evolutiva à segurança que seja bem integrada, reduza a exposição ao risco e melhore a eficiência”, afirmou Francis de Souza, Vice-Presidente Sênior do Enterprise Security Group da Symantec. “Hoje os ataques cibernéticos estão se tornando mais secretos, mais específicos e melhor organizados que aqueles que vimos nos últimos anos. Em nosso trabalho junto à Sony na modificação de seu data center, ficou claro que estão implantando medidas para reduzir a evolução dos riscos de segurança”.     

Como medida adicional, Fumiaki Sakai, presidente da Sony Global Solutions Inc. (SGS), foi designado Executivo Chefe de Segurança de Informações (CISO) interino da SNEI. Além de seu cargo atual na SGS o Sr. Sakai, em sua função na SNEI, trabalhará para reforçar ainda mais a segurança geral de informações em toda a infraestrutura de rede de toda a empresa. O executivo liderará o esforço de recrutamento na busca de um novo e permanente CISO para a SNEI. No cargo de CISO o Sr. Sakai responderá a Tim Schaaf, presidente da SNEI, assim como a Shinji Hasejima, CIO da Sony Corporation.   

“Embora compreendamos a importância de colocar nossos serviços novamente online, não nos precipitamos para fazer isso à custa de testarmos extensiva e agressivamente nossas medidas de aprimoramento de segurança. A segurança de nossos clientes continua nossa prioridade número um”, prosseguiu Hirai. “Desejamos assegurar aos nossos clientes que suas informações pessoais estão sendo protegidas com a melhor tecnologia de segurança disponível no momento, para que todos se sintam confortáveis ao aproveitarem todos os serviços oferecidos pela PlayStation Network e pelo Qriocity”.

Já foi iniciada a restauração dos serviços nas Américas, Europa, Austrália, Nova Zelândia e no Oriente Médio, e os consumidores poderão aproveitar algumas das funcionalidades online dos serviços tanto da PlayStation Network como do Qriocity. A restauração escalonada no Japão e em outros países e regiões da Ásia será anunciada oportunamente. A companhia espera ter os serviços plenamente restaurados até o final de Maio de 2011.

A companhia estará oferecendo aos clientes um pacote de boas vindas “Welcome back” de serviços e de conteúdo Premium a todas as contas registradas para os serviços da PlayStation Network e Qriocity. Os detalhes deste programa serão anunciados brevemente em cada região.

via assessoria de imprensa