nano-ram

O que conhecemos como nano-RAM é um tipo muito especial de memória, baseada em nanotubos de carbono, que pode ser a substituta da memória NAND Flash que utilizamos hoje em diferentes soluções de armazenamento.

Entre as principais vantagens que oferecem a memória nano-RAM, destacamos a sua alta resistência ao calor, já que em teoria é capaz de sobreviver durante milhares de anos, em temperaturas de até 85 graus. Em situações extremas e com temperaturas de até 300 graus, sua vida útil é de até 10 anos.

É algo impressionante, principalmente se comparamos com as capacidades atuais da memória NAND Flash, mas obviamente esta não é a sua única vantagem. A nano-RAM é muito mais densa, e pode alcançar reduções de processo de fabricação de até 5 mm.

Se tudo isso é pouco para você, a nano-RAM foi desenvolvida com a especificação DDR4, ou seja, pode trabalhar a 2.400 Mbps, o dobro do que a NAND Flash consegue hoje.

Essa promissora tecnologia é algo real. Começou em processo de produção, e se encontra em fase de testes, mas com disponibilidade muito limitada e disponibilidade comercial algo muito distante.

Via Fudzilla