ios-8-passcode

Uma das novidades do iOS 8 não é visível para a maioria dos usuários, mas pode interessar e muito para muitos deles. Até agora, a Apple poderia ser ver obrigada a entregar os dados de usuários (ou ajudar a desbloquear ou decodificar esses dados) caso aconteça uma intervenção judicial para isso. Com o iOS 8, a história muda radicalmente: a Apple “lava as mãos” sobre o assunto.

E podemos dizer isso literalmente. Com o iOS 8, apenas o proprietário do dispositivo, com o uso de sua senha e códigos de bloqueio, será capaz de oferecer essas informações. Nem a Apple é capaz agora de decodificar esses dados no iOS 8. A empresa de Cupertino desta que “diferente de nossos concorrentes, não podemos passar por cima de sua senha para acessar esses dados”, tornando (na teoria) impossível para eles atender aos pedidos do governo para extrair esses dados em dispositivos com a nova versão do iOS.

A medida foi anunciada com a publicação de uma nova política de privacidade relacionada ao iOS 8, transformando o código de bloqueio utilizado pelo usuário – se é que ele usa – como a única forma para decifrar os conteúdos protegidos no dispositivo. Até agora, apenas o aplicativo Mail era protegido dessa forma, mas no iOS 8, recursos como Mensagens, Calendário, Contatos e Fotos passam a receber a mesma camada de proteção.

Via Washington Post