Ontem (30/03), a Sony fez uma entrevista coletiva de lançamento do netbook Sony Vaio W Eco, além de apresentar outros novos produtos e algumas melhorias em lançamentos anteriores. O blog TargetHD.net foi convidado para o evento, e durante todo o dia de hoje, contamos para vocês tudo o que foi dito por lá. Antes, vamos falar do motivo principal do evento de ontem, esta série limitada da Sony, o VAIO W Eco.

Nós temos hoje uma tendência de que produtos “verdes” estão na moda. Não só para aqueles que realmente possuem esta consciência de preservar o meio ambiente, mas para aqueles que querem ser politicamente corretos, mas que não abrem mão de uma certa tecnologia. Para os dois casos, a Sony lançou, em caráter de edição especial, o netbook Sony VAIO W Eco, que oferece tudo o que você vai precisar para o uso diário em um portátil, mas fabricado de forma que o impacto ambiental seja consideravelmente reduzido em todo o seu processo de manufaturamento.

O produto é fabricado com 80% das suas peças plásticas feitas com material reciclado, a partir de CDs e DVDs descartados. As mídias são importadas da China, passam por um processo industrial, onde são lavadas, para sere integradas ao material virgem de produção (20% de plástico de CDs e DVDs e 80% de material virgem). Pra ficar mais claro:

Isso aqui…

Se transforma nisso…

Que, depois de um processo industrial, vira isso aqui…

Além disso, o produto também apresenta eficiência ecológica no seu manual de instruções (que é eletrônico), reduzindo a produção de papel em 70%, e na embalagem, onde a caixa de papelão é substituída por uma bolsa de transporte, feita com tecido produzido a partir da reciclagem de garrafas PET. Isso reduziu o uso de papel e plástico nas embalagens, optimizou o transporte (pois, para as lojas, chegam caixas com 4 unidades de netbook, e não caixas separadas para o produto) e a redução de emissão de C02, uma vez que o transporte é mais eficiente.

O netbook tem tela de 10,1″, 2 GB de RAM, 320 GB de HD, Windows 7 Starter Edition, Bluetooth e WiFi integrados, autonomia de bateria de 3,5 horas, peso de 1.19 kg, teclas bem espaçadas para digitação e textura diferenciada com detalhes em verde. O Sony VAIO W Eco será vendido apenas em lojas físicas, e não online, o que é mais uma das estratégias da Sony para auxiliar no ciclo  ecológico, uma vez que o consumidor já tira o produto da loja em seu case, sem precisar levá-lo na caixa.

Preço: R$ 2.099,00, e está a venda nas lojas Sony Style, Fast Shop, Fnac e Miami Store. Mais fotos do produto abaixo.

Ainda hoje, fotos do hands-on do Sony VAIO W Eco e de outras novidades apresentadas na coletiva da Sony.