smartphone

Black Friday é sinônimo de (poucas) ofertas e muita gente gastando em novos dispositivos. Para quem vai aproveitar o momento para comprar um novo smartphone, seguem cinco coisas que você deve evitar fazer para obter uma melhor compra.

 

1. Gastar muito mais do que podem

 

Regra número um para a vida.

Antes de compra, defina um orçamento, mesmo que isso limite as suas opções. Esse limite vai ajudar a fazer as melhores escolhas dentro de cada opção.

Se você escolher uma faixa de preço intermediário, vai ter boas opções dentro desse valor, mas vai deixar de fora os modelos top de linha. Eu sei que todo mundo quer um bom smartphone, mas é melhor ter uma boa relação custo-benefício do que ficar apertado para apagar as contas do mês.

 

2. Limitar-se a uma única marca

 

O mercado está cheio de modelos e marcas. Não se limite às marcas mais conhecidas, especialmente quando falamos dos modelos top de linha.

A melhor relação custo-benefício pode estar em marcas menos conhecidas, ou naquelas que melhor oferecem subsídio de preço ao longo do tempo. Mantenha a sua mente aberta quando for comprar um novo smartphone.

 

3. Não definir prioridades

 

Tenha sempre uma ideia bem clara das especificações e funcionalidades que você procura em um equipamento. Sem isso, fica difícil escolher o smartphone ideal.

Faça a lista das funcionalidades que você mais procura, e isso vai te ajudar e muito a reduzir a escolha, além de ajudar na escolha entre modelos semelhantes. É claro que o seu orçamento ainda manda, mas será mais fácil escolher o modelo que você quer se definir prioridades.

 

4. Ignorar modelos mais antigos

 

Não olhar para os modelos mais antigos é um erro.

Smartphones com um ou dois anos de vida podem oferecer tudo o que você precisa, por um preço reduzido.

Um smartphone novo não quer dizer que é melhor que um top de linha de 2016. Pode ter mais desempenho e um design renovado, mas isso não invalida o modelo do passado. Tops de linha de 2016 podem fazer você economizar muito dinheiro.

 

5. Não ficar atento às promoções

 

Os preços variam muito de loja para loja, onde a concorrência faz de tudo para ganhar o consumidor. Não pesquise o preço de forma superficial. Utilize todos os recursos disponíveis (incluindo a opinião de amigos) para realizarem a melhor compra.