650_1000_john-chen

A CNN publicou nessa semana a sua lista dos dez melhores CEOs de 2014. No topo da lista temos Tim Cook, que continua a fazer da Apple a empresa que ‘transforma em ouro (quase) tudo o que toca’. Porém, o que chama a atenção é o segundo posto da lista: John Chen, CEO da BlackBerry.

O executivo, que seria um interino no posto (depois da saída de Thorsten Heins), deu a volta por cima, e está conseguindo transformar uma empresa que parecia condenada ao desaparecimento em uma que ainda tem uma certa relevância, depois de várias perdas consecutivas.

Durante o seu mandato, Chen tomou decisões muito importantes, como o foco da empresa em serviços de segurança, ou a apresentação de modelos mais próximos da tradição histórica da BlackBerry (Passport e Classic). A abertura do BBM para outras plataformas e outras decisões do mercado empresarial fizeram com que as ações da BlackBerry subissem surpreendentes 35% em 2014. Chen parece ter as coisas bem claras, mas vamos esperar para ver se ele mantém sua visão com foco em 2015.

O terceiro melhor CEO do ano (de acordo com a CNN) foi Satya Nadella, da Microsoft. Ele também realizou mudanças importantes desde que assumiu o lugar de Steve Ballmer, mostrando sua capacidade de mudança e foco evidente na gestão de sistemas e serviços relacionados à nuvem e mobilidade.

Via CNN