cloudready

O CloudReady é uma variante criada sobre o Chromium OS que a Google utiliza para criar o sistema operacional Chrome OS, que gerencia os notebooks Chromebooks ou os desktops All in One Chromebase. Desenvolvido pela Neverware em parceria com a Google, o sistema está disponível de forma gratuita para os usuários pessoais que querem instalar em seus equipamentos e utilizar o sistema operacional baseado na nuvem sem ter que adquirir um novo computador.

Ainda que dirigido especialmente ao setor educacional, qualquer usuário pode instalar o software, com o objetivo de reviver PCs e Macs mais antigos. Nesta semana, a Neverware anunciou uma atualização do sistema operacional (CloudReady v45.3), que inclui como grande novidade a instalação do sistema sem precisar eliminar a partição instalada nem formatar, convivendo com o sistema Windows em modo dual boot.

Essa característica exige uma BIOS UEFI que não é compatível com todos os equipamentos que suportam a instalação em geral. Se você quiser testar o CloudReady, a Neverware publicou um guia de instalação.

É uma boa opção para testar o sistema operacional na nuvem da Google sem ter que adquirir um novo equipamento, e agora sem precisar remover o Windows já instalado.