Novidades da Claro no Brasil, e principalmente, sobre a implantação da rede de dados 4G no país. Segundo o site Tecnoblog, a operadora anunciou via comunicado de imprensa que inicia oficialmente as suas operações da nova rede de dados em território nacional, em fase inicial de testes que recebe o nome de “circuito de experiências”.

Três cidades foram escolhidas para que os usuários possam testar a nova rede 4G da Claro: Campos do Jordão (SP), Búzios (RJ) e Parati (RJ). Nestas cidades, os consumidores poderão avaliar, em primeira mão, a qualidade dos serviços de internet móvel em altíssima velocidade para serviços como streaming de vídeo, videochamadas entre as cidades envolvidas e outros serviços que a rede 4G promete oferecer. A tecnologia pode alcançar velocidades nominais de até 100 Mbps, mas em nenhum momento a Claro deixa “claro” (sic) qual será essa velocidade disponível para o usuário na prática.

Esse é o primeiro passo de uma longa caminhada. O 4G no Brasil tem um longo caminho pela frente. Será primeiro implantada nas cidades-sede da Copa das Confederações 2013 (a saber: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), com prazo de conclusão definido para abril de 2013, e todas as cidades sede da Copa do Mundo de 2014 (as cidades da Copa das Confederações, acrescidas de Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo) devem contar com a nova rede até dezembro de 2013. Para todas as cidades com mais de 30 mil habitantes, o prazo para o 4G chegar é de até 2017.

Como é de se esperar, os aparelhos vendidos no Brasil, na sua grande maioria, não possuem suporte às redes 4G. Para facilitar a vida dos primeiros assinantes do serviço, a Claro está negociando com a Huawei e a Motorola para oferecer modems e smartphones compatíveis com o 4G brasileiro de forma mais rápida. Uma das iniciativas da operadora para acelerar o processo foi dada hoje, durante a Qualcomm IQ 2012, informando que o Motorola RAZR HD, que ainda não foi anunciado oficialmente para o mercado brasileiro, deve chegar ao Brasil em setembro.

O smartphone está sendo especulado para lançamento lá fora no começo do mês de setembro, em um evento que a Motorola vai realizar em Nova York. Logo, vale registrar o fato que o modelo, de forma oficial, ainda não existe (ou não foi oficialmente apresentado pela Motorola no exterior). A informação de lançamento bate com os dados registrados no SGCH, que é o sistema que mostra quais aparelhos estão homologados na Anatel, que apresenta o certificado de homologação do codinome do RAZR HD (ou XT925).