claro-joyn

A operadora de telefonia móvel Claro anunciou ontem (12) o lançamento no Brasil a sua alternativa de aplicativo de mensagens instantâneas, o Joyn. O produto aparece como alternativa da operadora aos serviços similares, como o WhatsApp, Viber, Line e WeChat.

O aplicativo está disponível de forma exclusiva para os clientes da Claro, e conta com o diferencial de permitir o envio de fotos, vídeos e links durante uma chamada de voz, além de permitir as chamadas de vídeo. O Joyn também conta com atalhos para envio de mensagens SMS e ligações telefônicas, ambas tarifadas pela operadora.

O aplicativo é capaz de identificar quais números da agenda do dispositivo do usuário são os “contatos Joyn”, ou seja, números da Claro. Porém, os usuários de outras operadoras podem ser listados no aplicativo, porém, apenas para realização de chamadas telefônicas.

O aplicativo está disponível na Google Play desde o dia 30 de julho, e é compatível com a versão 2.2 Froyo ou superior do sistema da Google. Porém, o Joyn já recebe críticas negativas dos usuários, que alegam que o aplicativo não reconheceu de forma correta o chip da Claro em seus dispositivos.

O Joyn já é utilizado por operadoras internacionais de grande porte, como por exemplo a Orange, a Vodafone e a Telekom. O aplicativo é uma resposta das operadoras à queda da utilização dos serviços de SMS e chamadas telefônicas. Hoje, os usuários preferem se comunicar por serviços de mensagem instantânea gratuitos ou por aplicativos de VoIP como o Skype, pela praticidade e economia que esses recursos oferecem.

Via EXAME