aerofex-hover-bike-star-wars

Não tem como fugir da febre Star Wars. Não há o que fazer. Logo, esse post existe para aproveitar o hype, e mostrar cinco tecnologias presentes na saga de filmes que já fazem parte da nossa realidade. Recomendo que pense por alguns segundos antes de começar a seguir nas imagens abaixo. Só para você pensar em quais itens podem aparecer. Alguns vão te surpreender.

1-aerofex-hover-bike-1

Speeder Bikes

O filme “O retorno de Jedi” apresentou um dos melhores e mais maravilhosos meios de transporte do cinema: as speeder bikes. O meio de transporte voador não é apenas um produto de ficção: se transformou em um produto real pelas mãos da empresa californiana Aerofex. Até agora, sabemos que o aparelho é capaz de voar com a ajuda de dois ventiladores gigantes, com um deslocamento a 48 km/h, e elevação de 4 metros e meio sobre o solo.

 

2-homemade-laser-lightsaber-1

Sabre de luz

Poucas coisas são tão características em Star Wars que o sabre de luz. E essa arma letal existe no mundo real. Um sabre de luz de cor azul é capaz de causar um dano considerável em materiais como madeira e plástico.

 

4-masons-bionic-ring-finger-lead-1

Mãos biônicas

Luke Skywalker, tal como seu pai Anakin, perdeu uma mão durante uma batalha com sabres de luz. A solução que ele encontrou foi usar uma mão biônica, capaz de funcionar com um controle muito preciso. No mundo real, é possível obter essa tecnologia, através de próteses como a implantada em uma mulher de 26 anos que nasceu sem essa extremidade. A mão artficial é capaz de dar uma autonomia e controle até agora nunca alcançado, podendo inclusive experimentar sensações que devolvem (em parte) o sentido do tato.

 

5-hologram-buddha-statues-1

Hologramas

Ver a princesa Leia transmitindo a mensagem para Obi-Wan Kenobi por um holograma foi algo surpreendente na sua época. Hoje, as tecnologias evoluíram tanto, que podemos dizer não são tão impactantes… ou sim! Viram como Michael Jackson foi ressuscitado, ou como reconstruíram os Budas de Bamiyan? E com a ajuda de um projetor 3D que custou US$ 120 mil.

 

6-pepper-robot-with-feelings-2-1

Robôs inteligentes

Ainda que o C-3PO não exista nas nossas casas, os robôs inteligentes são uma realidade. Cada vez mais vemos humanoides capazes de executar tarefas que antes eram impensáveis, mas que agora estão mais presentes. O Pepper (foto acima) é um claro exemplo: ele é emocionalmente inteligente, de pouca estatura, e pode interagir com crianças.