teclados-alternativos-smartphones teclado alternativo

 

Uma função oculta encontrada por acaso no código do iOS resultou na descoberta de um teclado para escrever com uma mão no sistema operacional da Apple, algo já visto em apps de terceiros e no Android.

O código parece estar presente desde o iOS 8 pelo menos, e uma vez ativada, ela aparece quando pressionamos e deslizamos para um lado, aparecendo quatro teclas para copiar, cortar, colar e desfazer.

A Apple nunca fez menção sobre o recurso em nenhuma das atualizações de software lançadas desde o iPhone 6. Assim mostrou o desenvolvedor Steve Troughton-Smith no Twitter, com imagens e um vídeo mostrando o teclado. Não apenas foi possível ativar o recurso no simulador do iOS, mas também em dispositivos com esse sistema com jailbreak.

 

cvkfqeswcaedkrk

 

Já existem aplicativos que oferecem tal possibilidade. E vamos mostrar alguns deles nesse post.

 

 

Alguns teclados que permitem a escrita com uma mão

 

Desde que o iOS permitiu o uso de teclados de terceiros, alguns seguiram o mesmo caminho do Android, como foi o caso do SwiftKey, e outros novos chegaram. Por outro lado, o fato da média diagonal da tela ser cada vez maior faz com que alguns usuários busquem medidas para facilitar o alcance do polegar por parte do sistema ou por aplicativos de terceiros, como os apps a seguir.

 

 

Work Flow

 

O teclado da Microsoft tem nessa função uma das suas características mais chamativas, além de permitir a personalização de sua aparência, com o objetivo de aprender os costumes linguísticos do usuário, para uma melhor correção e previsibilidade.

O Work Flow é exclusivo do iOS (grátis), e não sabemos se termos uma versão do Android.

 

Download: Work Flow Keyboard for iOS

 

 

Flesky

 

flesky

 

Além dos Emojis e dos GIFs, o Flesky também oferece a possibilidade de escrever com uma mão, comprimindo o teclado dos dois lados.

É preciso configurar para que a opção apareça. Aliás, este é um teclado altamente personalizável, e busca oferecer uma escrita cômoda com menus deslizáveis tanto ao lado da barra de espaço como na parte superior.

Download: Fleksy para iOS, Fleksy para Android

 

 

SwiftKey

 

swiftkey

 

O melhor exemplo de um teclado Android que já contava com esse recurso. Demorou para chegar ao iOS, e apesar de ser mais conhecido pela sua escrita com o deslizar dos dedos e pela previsibilidade simultânea em vários idiomas, o SwiftKey também facilita a redação com uma mão.

Download: Swiftkey para iOS, Swiftkey para Android

 

 

Blink

 

Outro teclado que oferece muitas opções de personalização do estilo, além da tipografia. É gratuito, e a forma de aplicar o teclado para uma mão é comprimindo um lado do mesmo. Exclusivo para iOS e lançado por causa do aumento do tamanho das telas do iPhone.

 

Download: Blink para iOS

 

MessagEase

 

messageease

 

Se queremos algo diferente do convencional e altamente personalizável, podemos recorrer ao MessagEase.

O teclado se destaca por abrir mão dos formatos QWERTY ou AZERTY para optar por uma disposição 3×3, que pode ter letras e números ou apenas letras, ficando um único quadro de um lado para a escrita cm uma mão. Também é gratuito.

Download: MessagEase para iOS, MessagEase para Android