smartphones de 2012

Alguns dos smartphones que marcaram o ano de 2012 ainda podem ser vistos pelas ruas. Foi um ano muito bom, onde os lançamentos realmente evoluíram. Modelos como iPhone 5, Samsung Galaxy SIII ou um Nexus 4 com ótima relação custo-benefício chegaram ao bolso de mutas pessoas.

 

Samsung Galaxy SIII

Samsung Galaxy SIII

Seria quase um delito deixar esse modelo de fora.

Se o seu predecessor foi um sucesso, o Galaxy SIII não ficou atrás, alcançando em apenas dois meses os 10 milhões de unidades distribuídas, ainda que depois esse número não seja tão impactando diante do que registrou os seus sucessores.

O sucesso do Galaxy SIII veio em grande parte por uma mudança total de design, com um smartphone maior (tela de 4.8 polegadas) e variedade de cores maior. Mas apesar de contar com um processador maior, o modelo nunca saiu oficialmente do Android 4.3.

A Samsung aproveitou o sucesso desse modelo para lançar uma reedição, o Galaxy SIII Neo, que ainda pode ser encontrado no mercado por um preço competitivo.

 

Apple iPhone 5

Apple iPhone 5

Também é um modelo obrigatório.

A Apple também optou por uma reformulação no design, aumento de tela para 4 polegadas, introdução do alumínio na construção e novas cores. Com tudo isso, eles foram obrigados a adiar o lançamento oficial do iPhone 5 por conta de um excesso da demanda (2 milhões de reservas nas primeiras 24 horas).

Além das mudanças do design, o iPhone 5 foi o primeiro a contar com 4G e tela retina. Isso, somado ao fato que ainda pode ser atualizado para o iOS 10, faz com que o modelo seja muito procurado e visto nas ruas.

 

Nexus 4

Nexus 4

Um modelo top de linha, que chamou a atenção por ter um preço muito competitivo.

O Nexus 4 era o quarto smartphone da Google, fabricado dessa vez pela LG. Com preço muito atraente (US$ 299) e características similares (e, em alguns casos, superiores) ao Galaxy SIII, esgotou rapidamente na ocasião do seu lançamento. O estoque só foi reposto vários meses depois, mas se consolidou como campeão de vendas quando em agosto de 2013 a Google decidiu reduzir o seu preço de venda para US$ 199.

 

Nokia 808 Pureview

Nokia 808 Pureview

Em 2012, a Nokia tinha uma aposta clara no Windows Phone, e as vendas iam muito melhor do que as de agora. Naquele ano, conhecemos os novos Lumias (920, 820, 620), mas o modelo que mais chamou a atenção foi o Nokia 808 Pureview, pois além de uma grande câmera, apostava mais uma vez no Symbian.

Era sabido que a Nokia preparava um smartphone com câmera de 41 MP, algo incomum até os dias de hoje. Mas o mais estranho foi não ter apostado no Windows Phone. Logo, o Nokia 808 Pureview ficou relegado a um smartphone para os fãs de fotografia, com um sucesso limitado por não apostar em uma plataforma mais popular, quando o Android, o iOS e até o Windows Phone estavam em um bom momento.

E essa foi apenas uma das decisões infelizes da Nokia no mercado de smartphones.

 

LG Optimus L3

LG Optimus L3

Por fim, um modelo que não recebeu tanta atenção da mídia, mas foi parar em muitos bolsos. O LG Optimus L3 foi um dos smartphones mais baratos de 2012, e não tinha nada de especial: sua tela era de 3.2 polegadas, não contava com câmera frontal, e tinha uma memória interna de apenas 150 MB. Mas seu preço reduzido e a presença do modelo em todas as operadoras o transformou em um sucesso de vendas.