who wants a stylus

Houve um tempo em que todos os denominados ‘telefones inteligentes’ contavam com uma caneta apontadora incorporada, que controlava a interface do sistema operacional. Então, chegaram os smartphones e as telas touch capacitivas (como o iPhone), e essa categoria de dispositivos apontadores simplesmente desapareceu.

Anos depois, as canetas apontadoras voltaram com tudo nos smartphones, e são cada vez mais comuns no mercado. O LG G Stylo é apenas o mais novo a incorporar tal característica, e esse post compila os cinco smartphones mais conhecidos dentro dessa categoria (e um ‘bônus’ como última opção).

 

Samsung Galaxy Note 4

Samsung Galaxy Note 4

E como não? Temos que começar por aquele que começou tudo isso. A linha Samsung Galaxy Note são smartphones com caneta stylus por excelência, já que foi o modelo original lançado em 2011 que introduziu o S-Pen, elemento que as demais gerações herdaram. O Galaxy Note 4 é o mais recente lançamento da família. Um autêntico top de linha, que além do S-Pen, incorpora características muito boas, sendo este um dos melhores smartphones do mercado.

19361979

 

LG G3 Stylus

650_1000_lgg3stylusaam1

O LG G3 original não conta com uma caneta apontadora, mas os sul-coreanos lançaram um LG G3 Stylus, que passa a incorporar o item. Apesar do nome, os modelos não são idênticos. O G3 Stylus é um modelo de linha média e bem mais comedido nas suas características.

19361979

 

Samsung Galaxy Note Edge

galaxy-note-edge2

Dentro dos Galaxy Note já citados, há um que se destaca dos demais: o Samsung Galaxy Note Edge, com a sua tela curva lateral e com a caneta stylus. A resposta dessa tela é muito precisa, e se observa que a Samsung tem uma longa experiência com esses ponteiros.

 

Micromax Canvas Doodle

Micromax-A111-canvas-doodle

Direto da Índia temos um fabricante desconhecido para a maioria, mas que apostou nesse segmento de smartphones. O Micromax Canvas Doodle tem duas versões que incorporam essa caneta apontadora, mas o pequeno problema é que essas versões foram lançadas em 2013 (a mais recente, de 2014, não tem stylus).

Em linhas gerais, é um modelo intermediário (tela de 5.3 polegadas – 854 x 480 pixels -, processador MediaTek MT6577, 512 MB de RAM), e é mais uma prova que a Micromax sabe o que o mercado está procurando.

 

LG G Stylo

LG-G-Stylo-03

O LG G Stylo foi anunciado recentemente, e pode ser considerado um sucessor do G3 Stylus, mas com outra nomenclatura. Ele é mais um modelo intermediário (Snapdragon 400, 1.5 GB de RAM) e suporte para cartões microSD de até 2 TB.

A má notícia é que, por enquanto, ele só é vendido na Coreia do Sul. Se vai chegar ao Brasil? Ainda não sabemos.

 

Qualquer um, com canetas universais

Os smartphones apresentados nesse post são alguns dos muitos que contam com uma caneta incorporada e integrada junto ao corpo do smartphone. Todos contam com software e funcionalidades específicas para melhor proveito da caneta, tais como programas de notas ou desenho.

Porém, os ponteiros não são limitados a poucos smartphones. Existem canetas universais, que podem funcionar em qualquer smartphone ou tablet. Contam com uma aparência similar com uma caneta de escrever, com maior ou menor longitude, e pontas emborrachadas que atuam como se fosse as pontas de um dedo.

Alguns desses acessórios são muito baratos, e podem ser encontrados em papelarias ou lojas especializadas de informática.

Hoje, qualquer um pode ter uma stylus no seu smartphone. E a pergunta feita por Steve Jobs ‘Who wants a stylus?’ foi respondida com o passar do tempo: muita gente.