internet

Os esquemas fraudulentos nas redes sociais não param de aparecer, e podem colocar em perigo os usuários. Os relacionamentos virtuais são os que crescem mais rápido nas fraudes online.

A fraudes podem ser diferentes, mas tem elementos em comum, onde os usuários são conectados por desconhecidos nas redes sociais, são seduzidos e, quando menos esperam, enviam dinheiro ou informações pessoais aos criminosos.

Para evitar esses problemas, existem cinco regras que os usuários não devem dispensar se realmente desejam namorar nas redes sociais.

 

 

1. Use o Google se a mensagem for suspeita

 

Os criminosos são engenhosos, mas normalmente a tal mensagem romântica já foi enviada para centenas de vítimas. Uma boa dica é utilizar o Google para pesquisar algumas dessas mensagens, com o objetivo de descobrir se está diante de um esquema de engenharia social.

 

 

2. Dê uma de detetive

 

Se você receber mais perguntas do que respostas do seu pretendente, é um sinal de alerta. Qualquer relacionamento existe dentro de uma base de confiança, e questionar é algo importante. Mas obter respostas também. Se você suspeitar da pessoa, use o Google ou o LinkedIn para obter mais informações. Desse modo, você vai saber se está conversando com alguém real ou com um perfil fake.

 

 

3. Desconfie de fotos muito perfeitas

 

Todo mundo quer ficar bem na foto, mas algumas pessoas exageram. Os criminosos virtuais utilizam em regra fotos muito sensuais, para tentar captar a atenção das vítimas. Por isso, desconfie de fotos muito perfeitas, e use a pesquisa de imagens do Google para verificar a origem da foto.

 

 

4. Cuidado com os compartilhamentos

 

Os usuários jamais devem partilhar fotos privadas que não gostariam de ver publicadas na internet. Caso contrário, podem ser vítimas de chantagem. O mesmo acontece com o uso da webcam. Lembre-se que tudo o que você fizer diante da câmera pode ser compartilhado com milhões de usuários ao redor do mundo.

 

 

5. Nunca envie dinheiro

 

O sinal de alerta máximo é quando o seu pretendente te pedir dinheiro. Seja para uma viagem romântica ou para ajudar alguém com dificuldades, nunca o faça sem cohecer a fundo a outra pessoa. Se o tema DINHEIRO surgir no começo do relacionamento, tenha muita cautela. Muito provavelmente você está lidando com um criminoso.