Os videogames contam com uma história riquíssima, com muitos jogos clássicos que foram divisores de água no setor. Nesse post, temos cinco jogos que redefiniram o seu gênero, e qualquer fã de games deve jogar pelo menos uma vez na vida.

Redefinir um gênero é algo muito importante, pois eleva a relevância de um segmento, e coloca o universo dos jogos em outro nível. Escolher entre tantos jogos é algo complicado e interessante, de modo que convidamos você a deixar a sua opinião sobre a lista a seguir.

 

 

1. Dune II: The Building of a Dynasty (estratégia em tempo real)

 

 

Um jogo que reinventou o gênero, pois se atreveu a ir além. A tática com diferentes facções, gerenciamento atualizado e melhorado dos recursos e o uso do mouse como sistema de controle para movimentação, além de selecionar unidades e construções. Tudo isso foi sinal de identidade, que tornou a sua escolha mais que justificada.

 

 

2. Resident Evil (survival horror)

 

 

O jogo da Capcom chegou ao mundo em 1996 e apostou em cenários em 2D (pré-renderizados), personagens e objetos em 3D e diferentes cenários com câmeras fixas que mostram a ação do jogo. O seu aparato técnico, sua ambientação e jogabilidade se tornaram referência, mostrando as regras a serem seguidas a partir daí.

O game acabou popularizando um gênero que não era de interesse do grande público e das principais produtoras de games, que queriam lançar clones de DOOM e Quake.

 

 

3. DOOM (ação em primeira pessoa)

 

 

DOOM se atreveu a levar os conceitos dos jogos em primeira pessoa para um passo adiante, redefinindo o conceito. Desde o seu lançamento em 1993, vários clones desse game foram produzidos, ‘pegando emprestado’ suas ideias, inclusive entregando jogos melhores, como Quake 4 ou DOOM 2016, mas mantendo as bases desse clássico.

 

 

4. The King of Fighters 1994 (luta em 2D)

 

 

The King of Fighters 94 foi além de ser mais um clone do Street Fighter II. O jogo da SNK foi uma autêntica revolução na sua época, introduzindo o modo de jogo em times de três lutadores, ataques especiais muito poderosos, movimento de esquiva e provocação e golpes que desmontam a guarda do rival. Mudanças fundamentais para a evolução do gênero no mundo dos videogames.

 

 

5. Super Mario 64 (plataformas)

 

 

Um jogo que dispensa apresentações. Com Super Mario 64, quase todas as bases do Super Mario Bros original foram mantidas, mas com uma transição perfeita para os cenários 3D, adicionando novidades que assentaram um novo precedente nos jogos de plataforma.