Android-Nutella

A próxima versão do sistema operacional da Google já é identificada por muitos como Android Nutella, mas por enquanto, a única coisa certa é que o nome será um doce que começa com a letra ‘n’. Mas o que realmente importa são as funções, e esse post compila cinco funcionalidades que seriam bem vindas na próxima versão do Android.

1. Multitarefa em tela dividida

114

Poder rodar dois aplicativos simultaneamente com a tela dividida é uma das funções mais interessantes e esperadas, já que melhora e muito as possibilidades do sistema. Recentemente a Apple incorporou essa funcionalidade no iOS, mas a limitou a um número concreto de iPads. Sua chegada no Android pode ser uma realidade na próxima versão.

 

2. Um tema escuro

23

Seria uma novidade mais importante que parece, principalmente para os smartphones com tela OLED, já que quando se mostra um pixel negro na tela o que realmente acontece é apagar esse pixel. Ou seja, em um tema escuro não teríamos apenas uma mudança estética e com maior comodidade visual, mas também uma importante economia de bateria nas telas OLED.

 

3. Personalização total do tema de tela

33

Segue o item anterior, já que permitiria uma maior personalização do dispositivo. Muitos fabricantes já permitem isso, mas nas versões stock do Android a mesma prima por sua ausência, algo que a Google deveria levar em consideração.

 

4. Um menu de opções de liga e desliga mais completo

42

Mais uma característica que pode parecer pouco importante, mas que tem grande utilidade, e que já é integrada em ROMs personalizadas. A inclusão de elementos como um reinício do terminal, um reinício rápido, uma opção de recuperação ou inicialização em modo seguro seriam muito bem vindos.

 

5. Personalização dos botões e do LED de notificações

52

Por fim, algo que afeta bem mais o plano estético, mas é bem interessante para quem quer personalizar o smartphone. Aliás, explorar a personalização do Android (que é um dos seus pontos mais fortes) é algo que a Google deveria ter mais ênfase.