captura de tela

 

A maioria das pessoas sabem que podem fazer uma captura de tela (ou tirar uma foto da tela, ou screenshot) do seu computador pressionando a tecla PrtScr (Print Screen) e colando a imagem em um editor. Mas desde o Windows 8 existem outras formas que podem facilitar o processo.

 

 

1. Usar a tecla PrtScr/PrtSc/PrSc/PrtScrn

 

Quem considera essa tecla obsoleta em seu teclado está errando rude.

A tecla PrtScr captura o conteúdo exibido na tela pra a área de transferência, para depois ser colada em qualquer software que aceite imagens, como o Paint, para uma posterior edição.

2. Usar a combinação Windows + PrtScr

 

Se você usa o Windows 8.1 ou o Windows 10, pode poupar passos usando a combinação acima, com a imagem capturada sendo salva imediatamente na pasta de imagens dos documentos, em uma nova pasta chamada screenshots.

 

3. Usar a combinação Alt + PrtScr

 

No lugar de capturar toda a tela, ela captura apenas a janela ativa no momento. A imagem é copiada para a área de transferência, para ser colada depois em um editor de imagens. A vantagem é que aquilo que você quer salvar já está cortado, supondo que só te interessa a janela de um programa específico.

 

 

4. Use o Snipping Tool

 

 

O Snipping Tool é um utilitário presente no pacote de ferramentas do Windows que não só captura a tela completa, como também uma janela específica, uma área retangular selecionada ou qualquer forma irregular que o usuário desenhar.

 

 

5. Capturas de tela no Surface ou tablets com Windows

 

Por fim, é possível capturar telas em tablets e dispositivos móveis, através do acionamento combinado das teclas Windows + volume para baixo.

Se tudo der certo, a tela vai escurecer momentaneamente, e a imagem será salva na pasta de imagens, dentro da pasta screenshots.