bateria

 

Na era da mobilidade, a bateria é um componente fundamental de qualquer dispositivo, ampliando nossas jornadas de uso longe de uma tomada. O sonho de obter autonomia para um dia inteiro de uso (e sem baterias adicionais) está ao alcance conforme reduzimos o consumo de componentes, melhoramos a gestão energética e com baterias com maior capacidade e eficiência.

Por mais que as baterias contem com uma vida útil, é possível prolongar essa vida com uma série de cuidados e procedimentos de manutenção que deveríamos observar, especialmente na sua temperatura de funcionamento, que tem um impacto enorme no desempenho de notebooks, ou nas necessidades de calibração para maximizar os ciclos de carga e adiar a perda de capacidade original.

 

 

Como verificar a bateria de um notebook

 

Verificar o estado da bateria é o melhor ponto para começar a cuidar dela.

Temos várias ferramentas que permitem conhecer a sua potência, carga, tensões e seu estado de saúde.

 

BatteryInfoView: sem frescuras visuais, mas é gratuito e informa os valores essenciais. Os resultados podem ser exportados para um arquivo de texto que atua como registro permanente do seu desempenho.

 

 

 

BatteryMon: mais focado na monitorização, controla a capacidade da bateria de um notebook e a velocidade de descarga, apresentando resultados em um gráfico em tempo real.

 

 

 

BatteryCare: outro que é de graça, especializado para realizar calibrações, algo recomendado para fazer de tempos em tempos.

 

 

 

BatteryBar: um utilitário para a barra de ferramentas, muito mais completo que o modo disponível no sistema operacional. Informa o mais importante, sem ocupar muito espaço e recursos. Disponível em versão básica (grátis) e Pro (US$ 4).

 

 

 

Powercfg: o console Windows conta com um comando que oferece informações detalhadas, dispensando assim o uso de aplicativos adicionais.

Digite Windows + R, e depois cmd (para abrir o prompt de comando. Depois, digite powercfg /batteryport para gerar o relatório em versão HTML, que pode ser acessado em C:\User\seu nome de usuário\battery-report.html.

O comando pode ser usado com a variante -energy, para avaliar a eficiência energética e recompilar as configurações de energia utilizadas.

 

 

 

Lembrando sempre que: não há milagres.

Quando sua bateria disser adeus, é adeus mesmo. Só a substituição salva. Mas tentar adiar esse momento ao máximo vale a pena.