notebook

Nem todo mundo pode trocar frequentemente de computador ou notebook. Por isso, é importante conhecer formas de expandir ao máximo a vida útil dos equipamentos. Algumas coisas que você pode fazer são bem simples, e impedem de você ter um rombo no seu orçamento.

1. Troque o HD mecânico por um SSD

Uma das formas mais eficientes de rejuvenescer um PC ou notebook antigo. O SSD é entre 20x – 40 x mais rápido que um disco mecânico, o que aumenta significativamente a velocidade de inicialização, acesso aos arquivos e execução de programas.

Por outro lado, o SSD ainda é bem mais caro que um HD. Ainda assim, é uma das melhores coisas que você pode fazer. É um investimento que se paga.

2. Aumente a quantidade de memória RAM

Fundamental para quem quer manter vários programas abertos ao mesmo tempo, ou várias janelas do Google Chrome.

Sair de 2 GB para 8 GB de RAM (por exemplo), faz toda a diferença. Combinado com um SSD, o seu velho notebook vai parecer novo.

Com o passar dos anos, os programas ficam mais pesados. A simples tarefa de navegar na internet pode parecer às vezes um desafio. Com mais RAM, podemos ter mais programas abertos ao mesmo tempo, aumentando a nossa produtividade.

3. Limpe o seu computador com o CCleaner

Eliminar os vários programas que você não usa também é uma ótima forma de melhorar o seu velho equipamento. Certifique-se que seu PC ou notebook não está entupido com tralhas.

O CCleaner é um ótimo programa para essa tarefa. É gratuito e encontra arquivos inúteis no disco, incluindo arquivos temporários, cookies e registros não utilizados.

O programa também identifica e corrige problemas nos arquivos de registros, aumentando a velocidade do sistema.

Download: CCleaner

4. Desative a inicialização automática de programas

Os programas que iniciam automaticamente com o Windows, ou que rodam em segundo plano, podem não ser tão necessários assim.

A maioria desses programas podem ter sua inicialização automática desativada, para serem abertos quando realmente necessários, poupando assim recursos do sistema.

Encontre a lista desses programas no Gestor de Tarefas, e elimine aqueles que não são necessários.

5. Mude para o Linux

Um computador velho não é o ideal para os games, mas pode ser para consumo multimídia e produtividade de escritório. E, para esses fins, o Linux sempre aparece como excelente alternativa.

A maioria das distribuições são gratuitas, fáceis de instalar e, em alguns casos, contam com versões simplificadas para fazer o seu antigo computador voar.