windows-media-center

O Windows Media Center não fará parte do Windows 10, nem como parte do sistema, nem como aplicativo independente. Uma morte anunciada, já que a central de entretenimento multimídia para computadores pessoais estreada no Windows XP não era atualizada há anos.

Obviamente, há alternativas melhoradas para substituir o Windows Media Center no Windows 10. Nesse post, recomendamos cinco dessas alternativas.

 

XBMC/Kodi

XBMC_home

A opção mais clara é o Kodi (antigo XBMC) que começou como um hack para o Xbox original, se transformando em uma central multimídia completa de código aberto e gratuito para quase todas as plataformas, incluindo Windows, OS X, Linux, Android, iOS e até Mini PCs com Raspberry. Funciona muito bem, é constantemente atualizado e possui um grande apoio entre a comunidade, com temas que deixam a interface ao gosto de qualquer usuário.

 

Plex

Plex-Browse-Content

O Plex nasceu a partir do XBMC, e é um completo reprodutor de conteúdo multimídia, fazendo as vezes de servidor quando necessário. Fácil de configurar, realiza o streaming de conteúdo a partir de um computador para dispositivos móveis, além de ser compatível com os serviços de armazenamento na nuvem, como Dropbox ou Google Drive.

 

MediaPortal

MediaPortal

Como O XMBC/Kodi, o MediaPortal é de código aberto e livre, e tem um PVR completo no estilo do TiVo, incorporado para a gravação de TV (através de um cartão de TV). Centenas de plug-ins e skins estão disponíveis, e o aplicativo também suporta o streaming e gravação de rádio ao vivo.

 

JRiver MediaCenter

JRiver-Media-Center

Não é grátis, e nem é barato (US$ 49), mas é uma opção premium. Oferece suporte para áudio, vídeo e fotos, assim como suporte de rede para dispositivos DLNA. Seu ponto forte é a reprodução de música a partir de qualquer dispositivo.

 

Emby

emby

Como o Plex, o Emby inclui um reprodutor e servidor de mídia, conectividade simples, transmissão de TV em streaming, suporte DLNA, sincronização móvel na nuvem, controle dos pais e uma atraente interface. Gratuito, está disponível para Windows, Mac ou Linux, contando com aplicativos para as plataformas móveis e dedicados para Android TV, Chromecast, Roku ou Amazon Fire TV.