cider-android-ios-apps

Um grupo de estudantes da Universidade de Columbia (EUA) anunciou o projeto Cider, que é um sistema que permite a execução de aplicativos do iOS em dispositivos Android. O software atua como uma espécie de “capa de compatibilidade”, que pode ser algo muito interessante para muitos usuários.

O Cider não usa uma virtualização ou reimplementação das bibliotecas e frameworks do iOS, mas sim um código de compilação totalmente inédito. O software usa as mesmas bibliotecas e componentes presentes em aplicativos do sistema da Apple, mas usa o kernel XNU presente no iOS no lugar do kernel Linux do Android. Com isso, os aplicativos do iOS se tornam “compatíveis” e executáveis no sistema da Google.

Por enquanto, o projeto está em fase de desenvolvimento, e não há versão de download público do software. As limitações ainda são consideráveis, e por enquanto se os aplicativos do iOS dependem de GPS, câmera, controle do rádio do telefone ou conectividade Bluetooth, eles não serão compatíveis com o Cider.

Os criadores do projeto explicam que esse é um trabalho em desenvolvimento, e que as pesquisas continuam, com a esperança que desenvolvedores e pesquisadores possam se beneficiar desse sistema.

 

Via SDT, Cider (PDF)