wifi-logo

Nesta semana, a cidade de Santa Clara, no estado da Califórnia (EUA) lançou o seu serviço de Wi-Fi pública e gratuita para moradores e visitantes. A rede sem fio se estende em uma área de 19 km quadrados, abrangendo os 118 mil habitantes da cidade californiana.

Essa rede sem fio pública faz parte de um programa de reformulação do sistema de medidor elétrico da companhia que administra o fornecimento de energia na cidade, uma vez que ele usa essa rede sem fio para coletar as informações do consumo de água e energia de cada residência, fazendo com que os responsáveis pela leitura de energia se conectem à rede enquanto estão em trabalho de campo. Em compensação, como seria desperdício instalar essa rede só para essa finalidade, a empresa oferece a conectividade sem fio de graça para a população.

São mais de 5 mil conexões na rede Wi-Fi pública por dia. Porém, é bom lembrar que eles estão se conectando a uma rede sem fio sem nenhum tipo de criptografia, e a própria empresa administradora de energia recomenda que o internauta navegue com extrema cautela, e que deixe instalado um firewall e um antivírus em seus dispositivos. A velocidade de conexão é mais recomendada para uma navegação ocasional na internet, ou para leitura de e-mails e acesso às redes sociais, uma vez que estamos falando de uma conexão de 1 Mbps.

Outras cidades na região também estão trabalhando no serviço de Wi-Fi pública para seus moradores. No começo do mês de março, a cidade de San Jose anunciou que vai oferecer o mesmo serviço, mas para o centro da cidade, em parceria com a Ruckus Wireless. O motivo disso é que, assim como outras grandes cidades da Califórnia, San Jose já conta com cabos de fibra óptica em toda a cidade, reduzindo assim os custos da criação de uma rede sem fio pública.

 

Via The Wall Street Journal