Chromecast

 

Se a sua praia é transmitir todos os arquivos armazenados no seu PC, a combinação Chromecast e Plex pode facilitar (e muito) a sua vida.

O Chromecast atrai desenvolvedores e usuários, pela sua ótima relação custo-benefício, transformando qualquer TV com HDMI em uma Smart TV (uma rede WiFi é imprescindível nessa equação).

Já o Plex é um servidor multimídia muito versátil e acessível. Baseado no XBMC (agora Kodi), ele é capaz de reproduzir conteúdos em vários dispositivos.

Os dois produtos trabalham bem juntos e compartilham do mesmo objetivo, principalmente quando a ideia é realizar o streaming do computador para a TV, com todo o gerenciamento feito a partir do smartphone.

Nesse post, explicamos como fazer.

 

Plex Media Server

 

O Plex Media Server está disponível para Windows, Mac, Linux, FreeBSD e sistemas NAS, e gerencia a transmissão de arquivos do PC para outros dispositivos. Depois de instalado, o Plex Media Manager vai ajudar nas configurações do aplicativo, onde é preciso ter uma conta Plex para tudo funcionar.

Uma vez criada a conta e identificado, é possível adicionar as bibliotecas em diferentes categorias (filmes, séries de TV, música, fotos e vídeos caseiros).

 

 

As bibliotecas são as pastas do seu PC onde estão armazenados os arquivos em diferentes categorias. Logo, quanto mais organizado, melhor. Leve o tempo necessário para organizar isso, e dê um tempo para o Plex indexar tudo.

É possível escolher o idioma de cada biblioteca, personalizar o nome ou agregar as pastas de forma livre. O software vai indexar tudo sozinho, em segundo plano.

Agora, você pode explorar as preferências e características do serviço.

 

 

Aplicações do Plex

 

 

Depois de configurado, você deve agora instalar o aplicativo do Plex no seu smartphone (iOS ou Android). Há também a versão do aplicativo universa para o Windows 10, para os poucos felizardos que contam com o sistema compatível.

Os apps móveis farão a ponte entre seu PC e o Chromecast, além de servir de controle remoto para a mídia.

Aqui, sem mistérios: entre com seu nome de usuário e senha, e todo o seu conteúdo pode ser visualizado e reproduzido na TV.

Alguns fatores precisam ser considerados ao utilizar o Plex:

 

– O Plex é um serviço comercial, com várias funcionalidades pagas, seja comprando aplicativos complementares ou pagando uma assinatura. A reprodução do PC para o aplicativo móvel é um serviço pago, mas a sua retransmissão para o Chromecast é gratuita.
– Certifique-se de que você tem uma largura de banda de acordo com o tamanho dos arquivos que quer reproduzir, para que tudo funcione perfeitamente.
– A retransmissão remota pode ter problemas por conta de configurações do firewall. O Plex vai avisar se isso acontecer, e mostrar como você pode solucionar.
– Quando você adicionar novos conteúdos, atualize manualmente as suas bibliotecas. É mais confiável.

 

Muitas funcionalidades do Plex com o Chromecast você pode descobrir por conta. Mas o essencial está aqui. Com essas dicas, você pode ter uma central multimídia realmente potente, de forma simples e muito barata.