chromecast-audio-1

Além da atualização do Chromecast, a Google apresentou no evento de hoje (29) um dispositivo de streaming orientado ao áudio. O Chromecast Audio tem design similar ao Chromecast, e por dentro tem inclusive o mesmo hardware. A diferença é que está orientado para se conectar a qualquer alto-falante ou sistema de som.

Com ele, é possível enviar a música reproduzida no smartphone ou computador para qualquer equipamento de áudio via Google Music, Pandora ou Spotify (apps compatíveis no momento; outros chegarão), sem a necessidade do seu alto-falantes ou equipamento de som contar com conexão à internet. O Chromecast Audio se encarrega de enviar o som até o dispositivo via WiFi.

chromecast-audio-03

Basta conectar o Chomecast Audio por cabo ao seu equipamento de áudio, ou via conector de 3.5 mm (cabo incluso) ou pelas saídas de áudio digital óptica e analógica (cabo adquirido separadamente). Uma vez configurado, basta abrir o aplicativo musical de sua preferência, escolher a música, selecionar o botão Cast no dispositivo, e pronto. A conexão WiFi faz o resto.

Diferente do que poderia ocorrer se fosse uma conexão Bluetooth, ele gasta menos bateria e permite outras funcionalidades adicionais, como o controle de reprodução a partir de vários dispositivos conectados na mesma rede. A Google não entra em detalhes sobre a qualidade final do áudio, mas informa que “o desempenho de alguns serviços, aplicativos e funções do Chromecast Audio varia em função do dispositivo que você utiliza e com a conexão de internet”.

chromecast-audio-02

O Chromecast Audio já está disponível na Google Play de 17 países, com um preço sugerido de US$ 35.