chromebit

O Google anunciou o Chromebit, que tal como você vê nas imagens desse post, é um dongle HDMI com o Chrome OS em suas entranhas, capaz de transformar qualquer TV ou monitor em um computador com o sistema operacional da gigante de Mountain View.

O Chromebit possui um SoC Rockchip 3288, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno, GPU ARM Mali 760, suporte WiFi 802.11ac, Bluetooth 4.0, controlador Smart Ready e porta USB 2.0, que se encarrega de energizar o dispositivo. Tal e como o Compute Stick da Intel, ele pode se conectar a qualquer TV ou monitor com uma porta HDMI livre, para transformá-lo em um PC improvisado com o sistema Chrome OS.

chromebit_2

Dispositivos como o Chromebti tem como principal objetivo expandir a presença do Chrome OS no mercado. É um produto que pode muito bem ser adotado em escolas e universidades, por conta do baixo custo e da versatilidade aplicada. Além disso, pode ser uma solução de baixo custo para as instituições que querem substituir os PCs com Windows pela solução do Google.

O Chromebit ainda está em fase de protótipos e testes, e o Google não revelou mais detalhes sobre o mesmo. Ao menos sabemos que essa primeira versão do produto foi fabricada pela AUS. Seu preço sugerido é de US$ 99, e seu lançamento deve acontecer no final do verão norte-americano (setembro).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Via ZDNet