chrome-para-android

O Chrome para Android acaba de superar a marca de 1 bilhão de downloads na Play Store. Esse número é o mesmo alcançado – por exemplo – pelo Facebook Messenger, e apenas uma dezena de aplicativos conseguiu superar a marca.

Em 2008, o Google apresentou o Chrome. Na época, eu disse que ele iria ‘dominar o mundo’, e nem era um exercício de futurologia. Era algo previsível, levando em conta o poder do buscador. Já o Chrome para Android demorou a chegar (em setembro de 2012), e desde então só cresceu.

A maioria dos ‘aplicativos bilionários’ são do Google, algo lógico já que são aplicativos pré-instalados no sistema operacional, e que estão como padrão em praticamente qualquer smartphone Android do mercado. O Chrome não veio pré-instalado como padrão, salvo nas versões mais recentes, o que torna o seu êxito ainda maior.

chrome-para-android-statcounter

Os concorrentes do Chrome para Android são muitos. O Safari do iOS, o UC Browser e o Opera são alguns deles. Vendo as estatísticas do StatCounter (que nos dá uma ideia geral de como está esse mercado), observamos uma clara tendência positiva do Chrome, contra uma queda do Safari e do navegador padrão do Android.

Os baixos dados desse último foram motivados principalmente por ser substituído pelo Chrome na maioria das ROMs baseadas no Android 5.0 Lollipop ou superiores.

O Google está fazendo um excelente trabalho, mas não está isento de críticas. Vão por um bom caminho, e não podem dormir no ponto, já que a competência vai se tornar ainda mais feroz. Não se esqueçam que o Edge, o novo navegador da Microsoft para o Windows 10, parece ser muito promissor.

Via UberGizmo