650_1000_apple_a8

Depois da desmontagem do iFixit, agora é a vez do pessoal do Chipworks desmontar o novo iPhone 6, revelando alguns detalhes do hardware do dispositivo, como por exemplo o chip Apple A8 e a sua nova câmera de 8 megapixels. Também é possível rever algumas imagens do circuito interno e processadores relacionados, algo que já foi apresentado pela desmontagem do iFixit.

Para começar, o chip Apple A8 não é fabricado pela Samsung, e sim, pela TSMC, com tecnologia de fabricação de 20nm. É um dos poucos dispositivos que apostam nessa tecnologia, o que resulta em um chip 13% menor do que o Apple A7.

650_1000_a8-die-colored1.jpg

Menor, mas com o dobro de transistores – 2 bilhões – no seu interior. Outra coisa que foi reforçada é a quantidade de RAM (1 GB), ou seja, a Apple aposta na otimização do sistema com o hardware para um bom desempenho.

A APU recebe o nome interno APL1011, com dois núcleos Cyclone na parte inferior direita, enquanto que a GPU fica na parte esquerda.

650_1000_focus_pixels-3

O Chipworks revela que a câmera traseira de 8 megapixels possui um módulo maior na sua extensão, conservando a mesma abertura do sensor usado no iPhone 5s. O tamanho exato desse módulo é de 10.6 x 9.3 x 5.6 mm. O tamanho de cada pixel no iSight é o mesmo do iPhone 5s, com 1.5 mícrons. Aqui, a protagonista é a Sony, que oferece um sensor Exmor RS retro-iluminado.

Destque também para os famosos “Focus Pixels”, que permitem o foco por detecção de face, obtendo uma melhor velocidade do sistema, que ficam implementados no canal verde do sensor.

650_1000_header-pic1-2

Na imagem acima, podemos ver como o Focus Pixels se estendem por toda a matriz de pixels, substituindo alguns subpixels verdes. A Samsung adota o mesmo sistema no Galaxy S5, mas parece que a proposta da Apple conta com maior quantidade de “Focus Pixels”.

A Chipworks revela muitas informações sobre os demais elementos do novo iPhone, como a placa-mãe dos dois modelos, o controlador NFC, sensor de movimento e a câmera Facetime. Tudo isso, com muitas fotos.

650_1000_01-board-shot-6-2

Por fim, somando todas as suas peças, o iPhone 6 custaria 180 euros, com uma variação de 10 euros adicionais para o modelo iPhone 6 Plus. Obviamente, esse valor não leva em conta uma série de fatores. Sua tela, nos dois casos – 40 e 50 euros – é o elemento mais caro desses smartphones.

Via Chipworks