china-iphone

O canal estatal CCTV (China Central Television) exibiu uma reportagem que classificava o iPhone como um elemento de “risco à segurança nacional”, por conta de sua funcionalidade de identificar a localização dos usuários, o que poderia até “difundir segredos de estado”. Bom, é o que eles garantem.

Na matéria, o canal de TV entrevistou vários especialistas de segurança (chineses, é claro) que advertem para os perigos da função presente no iOS 7 de registrar os movimentos e localizações dos usuários do dispositivo. De acordo com os entrevistados, aqueles que acessam essa informação podem também tomar conhecimentos de assuntos gerais da China ou até “segredos de estado”.

Vale a pena registrar que a CCTV é um canal de TV do estado, controlado pelo governo, e que a matéria só tem como objetivo manter a população sob o controle dos interesses do governo. Aliás, não é a primeira vez que a mídia estatal chinesa ataca a Apple, Google ou outras gigantes da tecnologia norte-americanas. É um mix de interesses políticos e econômicos que motivam essas investidas.

Ainda mais depois que a primeira dama da China, Peng Liyuan, foi fotografada no ano passado utilizando um iPhone. Depois disso, ela foi obrigada a mudar o dispositivo para um fabricante chinês.

Via WSJ