170411284_high_0

A WiFi Alliance aproveitou a CES 2015 para anunciar uma nova funcionalidade que será incorporada nos smartphones ainda esse ano. É o WiFi Aware, um novo protocolo de comunicações que vai permitir que smartphones e tablets sejam capazes de encontrar, reconhecer e identificar gadgets e dispositivos ao seu redor.

A ideia é oferecer um sistema similar ao iBeacons, mas muito mais potente, completamente independente do sistema operacional, e cuja transmissão de dados se fará por WiFi, no lugar do Bluetooth.

O WiFi Aware é pensado tanto em ambientes internos como em externos, e sua utilidade reside na capacidade de detecção de elementos próximos para interação. Por exemplo, para publicidade segmentada, informação em função de nossa posição no local, serviços contextuais, etc.

O sistema também serve para iniciar jogos online, receber notificações ou manter conversas de chat com pessoas ao nosso redor, ou que conte com gostos e afinidades similares. E tudo isso usando o mesmo sistema de comunicações, e o que é melhor: com um baixíssimo consumo de bateria.

Por enquanto, o WiFi Aware só foi apresentado. Teremos que espera até julho para que os primeiros dispositivos certificados comecem a chegar ao mercado.

 

Via WiFi Alliance